Televisão

Série narra o amor segundo Verissimo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Amanda é linda. Além de linda, há sempre um ventinho fazendo esvoaçar seus cabelos. E é ela quem enlouquece os homens e desperta a ira das mulheres, a ponto de pedirem sua expulsão de um grupo de amigos, no primeiro episódio de "Amor Verissimo", série que estreia hoje, às 22h30, no GNT.

A produção, da Conspiração Filmes, adapta para a televisão 13 crônicas do escritor Luis Fernando Verissimo sobre relacionamentos.

Algumas têm o pé na irrealidade, como a "Leve Brisa", em que a mesma Amanda (Luana Piovani, em participação especial) surge com o inexplicável ventinho. Diante da confusão com os amigos, o namorado Anselmo (Marcelo Faria) sentencia: "Se o vento aumentar, a gente decide o que faz".

Crédito: Bruno Poppe/Divulgação Fernanda Paes Leme em cena do episódio 'A Exploração de Marte', no qual tem um encontro constrangedor com um colega que só tinha visto de jaleco
Fernanda Paes Leme em cena do episódio 'A Exploração de Marte', no qual tem um encontro constrangedor com um colega que só tinha visto de jaleco

Em "Amor Verissimo", o diretor Arthur Fontes ("Surtadas na Yoga") usou câmeras de cinema e buscou um tom mais sutil de interpretação.

"Queria algo menos escrachado. Passo o dia inteiro pedindo 'um pouco menos, por favor'", contou Fontes à Folha no intervalo de gravações em outubro, num casarão no Alto da Boa Vista, no Rio. Para o diretor, essa linguagem combina com Verissimo, que, apesar de popular, é uma figura tímida, de humor também sutil.

As crônicas do autor já haviam sido levadas à TV, entre 1995 e 1997, em "A Comédia da Vida Privada", quadro de sucesso no "Fantástico".

TRUPE

Nos papeis principais, estão Fernanda Paes Leme, Gabriela Duarte, Marcelo Faria, Paulo Tiefenthaler, Letícia Colin e Pedro Monteiro.

Na gravação acompanhada pela Folha, foi curioso ver Paulo Tiefenthaler —do programa de gastronomia "tosca" "Larica Total"— vestido de frei, ajoelhado diante de uma Bíblia e uma vela acesa, rezando para Deus afastá-lo das tentações.

O ator fazia um religioso que recebe em seu quarto a visita inesperada de uma mulher linda e casada.

"Não sou daquele jeito [como no 'Larica Total']. Aquela maluquice foi só ali", diz o ator, que se recusa a interpretar outro "doidão". Na série, faz dez papéis.

Em outro episódio, Fernanda Paes Leme encontra na praia um colega do trabalho que paquera. É a primeira vez que se veem sem jaleco. E como "dois seminus não conversam como dois de jaleco", o encontro vira constrangimento.

Todas as histórias são entremeadas por entrevistas com personagens do capítulo e com casais de atores que narram textos baseados em fatos reais.

Verissimo assistiu a três episódios. "São criações feitas em cima de ideias minhas, que funcionaram muito bem", disse, por telefone. O escritor disse ter dado liberdade total para a adaptação.

O autor compara o humor do programa àquele feito na internet pela trupe do Porta dos Fundos. "É mais natural e menos caricato."

Onze das 13 crônicas da série estarão no livro homônimo que a editora Objetiva lança no próximo dia 14. A obra terá, no total, 50 textos. É uma aposta que já funcionou bem comercialmente com o livro "Comédias da Vida Privada", um dos mais vendidos do autor.

A jornalista GISLAINE GUTIERRE viajou ao Rio a convite do GNT

NA TV
AMOR VERISSIMO
Estreia da série
QUANDO hoje, às 22h30, no GNT
CLASSIFICAÇÃO não informada

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias