Televisão

Exibição de 'V de Vingança' em TV estatal surpreende chineses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um anarquista ataca sem piedade um governo totalitário para tentar convencer a população a assumir o seu próprio destino. Essa é a história de "V de Vingança", que chocou os espectadores ao ser exibido pela primeira vez na China.

O filme, protagonizado por Natalie Portman e Hugo Weaving, estreou nas salas de cinema ocidentais em 2005, mas nunca havia sido visto pelos chineses. Até a semana passada.


A Televisão Central da China (TCC) exibiu o longa em horário nobre e rapidamente desencadeou, na internet, comentários de esperança que a censura no país estaria ficando mais branda.

A frase mais famosa do filme, "As pessoas não devem temer os seus governos, os governos é que devem temer as pessoas", foi de imediato reproduzida inúmeras vezes nas redes sociais e vários ativistas demonstraram espanto em seus blogs.

"A TCC inesperadamente exibiu 'V de Vingança'. Sempre pensei que o filme tinha sido banido na China", escreveu o comentarista de televisão Shen Chen no site de microblog Sina Weibo --semelhante ao Twitter--, em que tem 350 mil seguidores.

O filme, dirigido por James McTeigue e estrelado por Hugo Weaving e Natalie Portman, passa-se numa versão distópica da Grã Bretanha, e retrata um ativista conhecido como "V", que inicia uma revolução contra o regime totalitário.

A história se baseia na graphic novel escrita por Alan Moore e desenhada por David Lloyd. A máscara usada pelo protagonista tornou-se um símbolo na luta contra regimes autoritários em todo o mundo.

Crédito: Divulgação O ator Hugo Weaving e atriz Natalie Portman, em cenas do filme "V de Vingança"
O ator Hugo Weaving e atriz Natalie Portman, em cenas do filme "V de Vingança"

Com agências de notícias

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias