Televisão

"A Praça É Nossa" celebra 25 anos de humor popular

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A mesma praça?

"Morreram todos os comediantes do passado. Sinto mais falta do amigo que do personagem. Ninguém é insubstituível", diz Carlos Alberto de Nóbrega, 76.

Na segunda (7), serão exatos 25 anos no comando de "A Praça É Nossa", no SBT.

Lá, compartilhou assento e risadas com a "quase mulher" Vera Verão, de Jorge Lafond (1953-2003), o "quase guri" de Ronald Golias (1929-2005), sempre com seu boné para o lado, e a Velha Surda, de Rony Rios (1936-2001).

Hein? Se falhava a audição da célebre personagem, o público de um dos humorísticos mais longevos da TV assimila a mensagem sem maiores zumbidos. E Carlos Alberto fez questão que assim fosse.

"A 'Praça' jamais será sofisticada. Tenho preocupação grande em ser popularesco. Não procuro ser de vanguarda. O humor está a um fiozinho do ridículo", diz à Folha.

Para celebrar um quarto de século no ar, a atração preparou novidades como um quadro com André Lucas, filho de Chico Anysio (1931-2012).

Crédito: Ana Ottoni/Folhapress Zé Bonitinho, do programa "A Praça É Nossa"
Zé Bonitinho, do programa "A Praça É Nossa"

O MESMO BANCO

A história com o SBT começa em 7 de maio de 1987. O filho quase não retocou a fórmula que Manoel de Nóbrega (1913-1976) inaugurou nos anos 1950, com "A Praça da Alegria", na TV paulista.

Em 1977, Carlos Alberto sugeriu à Globo uma missa de um ano de morte do pai. Boni, então chefão do canal, o cortou: para que algo tão triste? Foi a deixa: a "Praça" voltou à praça, agora apresentada por Luís Carlos Miele.

Ainda mais bonita, para o atual mestre de cerimônias, foi a homenagem do novo patrão, na estreia no SBT. Estava com Carlos Imperial (1935-1992), autor do tema musical da atração, quando ouviu os aplausos. "Ma oê!", Silvio Santos chegou de surpresa, sem terno, "e fez uma homenagem de uma hora e meia".

Foram bons tempos, mas Carlos Alberto não reclama da atual safra da comédia. Admira a trupe do "Pânico". "Fazem algo que ninguém tem coragem. Nem 'CQC', que é 'Pânico' bem-comportado."

Também já foram tempos nem tão bons assim. Em 1990, sob influência da novela "Pantanal", teve "a fase da sacanagem": "Dei uma apelada, quebrei a cara". A audiência estranhou, ele recuou.

Para Moacyr Franco, 75, outro veterano da "Praça", o riso já foi mais fácil. "Antes, sugeria-se uma rima com bunda no programa da Hebe, e o auditório vinha abaixo. Ela ficava vermelhinha."

Hoje, Franco diz dar "muito palpite na meninada que está chegando" e caprichar no roteiro, "para não virar um gagá falando bobagens como 'no meu tempo que era bom'"

NA TV
A Praça É Nossa
Exibição do programa
QUANDO: quinta, às 22h30, no SBT
CLASSIFICAÇÃO: não informada

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias