Música

Malásia proíbe que hit 'Despacito' seja reproduzido na rádio e televisão pública

Luis Fonsie e Daddy Yankee em cena do clipe "Despacito"
Luis Fonsie e Daddy Yankee em cena do clipe "Despacito" - Reprodução/YouTube


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

País de maioria muçulmana, a Malásia proibiu as emissoras de rádio e televisão pública de reproduzirem o hit "Despacito", dos porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee, pela letra ter sido considerada “obscena”. 

Salleh Said Keruak, ministro da Comunicação, afirmou que a medida foi tomada depois de receber críticas de pessoas que consideram a música anti-islâmica, já que teria muitas insinuações sexuais.


O governo da Malásia disse ainda que espera que as emissoras privadas também sigam o exemplo e banam a canção de suas programações. 

STREAMING

Nesta quarta-feira (19), a música "Despacito" foi o tema mais reproduzido em streaming da história. A  Universal Music Latin Entertainment anunciou que a versão original e o remix alcançaram 4,6 bilhões de reproduções nas plataformas de internet, entre elas YouTube e Spotify.

"Despacito" viralizou logo depois de seu lançamento em janeiro, atingindo um público ainda maior depois que a estrela do pop canadense Justin Bieber apareceu em um remix. Com isso, desbancou da liderança no ranking do "streaming" a música "Sorry", do próprio Bieber, que havia registrado 4,38 bilhões de reproduções, segundo a Universal.

Durante dez semanas, "Despacito" foi a número um das listas de mais ouvidas nos EUA, tornando-se a primeira canção em espanhol a atingir o topo desde "Macarena", em 1996.

"O streaming é um conector para públicos no mundo inteiro e ajudou minha música a alcançar todos os cantos do mundo", celebrou Fonsi, em um comunicado.

Lucian Grainge, CEO do Universal Music Group, maior indústria discográfica do mercado mundial, disse que "Despacito" é o maior sucesso de 2017.

A música também arrasou no YouTube, onde o vídeo é o quarto mais visto da história, com 2,66 bilhões de visualizações. No Spotify, era --até esta quarta-feira-- a 39ª canção mais ouvida desde que a plataforma foi criada.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias