Multitela

Fernando Gabeira visita reserva na região amazônica alvo de polêmica 

Fernando Gabeira visita a Renca (Reserva Nacional do Cobre e seus Associados), entre os Estados do Pará e do Amapá.

A área, do tamanho da Dinamarca, foi recentemente liberada à mineração por decreto do presidente Michel Temer —que depois voltou atrás, diante da reação negativa da sociedade.

Mas o que seria melhor para a população local? O desenvolvimento econômico, ou a preservação do meio ambiente?

GloboNews, 18h30, livre


Boy to Man

Como um garoto se torna homem? Nesta nova série documental, o jornalista Tim Noonan viaja a diversas partes do planeta para conhecer rituais de iniciação masculina.

Da Sibéria até a Nova Guiné, diferentes culturas celebram a entrada na vida adulta com cerimônias que misturam dor e desafios. Os dois últimos episódios (de um total de 12) focam nas tribos indígenas brasileiras xavante e kayapó.

Discovery, 21h30, 14 anos


Programação infantojuvenil

Crianças e jovens, quase ignorados pela TV aberta, ganham faixa horária no canal, que estreia duas séries e reprisa outras duas.

Pela ordem de exibição: "Passado da Hora", que mistura animação e atores; a inédita "Escola de Mistérios", sobre seis alunos de ciências ocultas; "De Mala e Cuia", com avós interioranos e netos da cidade grande; e a inédita "Mistérios de Entrever", também sobre netos e avós.

TV Brasil, a partir de 16h, livre


Os Trapalhões 

Depois de recauchutar a "Escolinha do Professor Raimundo", a emissora vai além. Apadrinhados por Renato Aragão e Dedé Santana —os únicos remanescentes da trupe original— Didico (Lucas Veloso), Dedeco (Bruno Gissoni), Mussa (Mumuzinho) e Zaca (Gui Santanna) tentam capturar o espírito do humorístico que marcou várias gerações. Os quatro episódios desta recriação já foram exibidos pelo canal Viva.

Globo, 13h15, livre


Cisne Negro + Pi

"Mãe!", o novo longa de Darren Aronofsky, chega aos cinemas em 22/9. De carona neste lançamento, o canal exibe em sequência dois trabalhos seminais do diretor americano.

Às 22 h, é a vez de "Cisne Negro" (2010), que rendeu o Oscar de melhor atriz a Natalie Portman. À 0h, "Pi" (1998), a estreia de Aronofsky. Os dois filmes também estão disponíveis para os assinantes do Telecine Play.

Publicity photo of Oscar best actress nominee Natalie Portman, in a scene from the film "Black Swan"
A atriz Natalie Portman em cena do filme "Cisne Negro" ("Back Swan"), direção de Darren Aranofsky. - REUTERS/Fox Searchlight/Handout

Telecine Cult, a partir das 22h, 16 anos


Café Filosófico CPFL

A jornalista Fernanda Mena, repórter especial da Folha, entrevista o escritor moçambicano Mia Couto, um dos mais importantes da África contemporânea.

Couto, "um poeta que visita histórias", fala de suas memórias num país oprimido pela colonização portuguesa e depois devastado pela guerra civil.

A conversa foi gravada em 26/6 no teatro do Shopping Iguatemi Campinas, diante de uma plateia composta por 500 espectadores.

TV Cultura, 21h, 14 anos

Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem