Humanos

Chamar obesidade de doença faz pessoas se conformarem e comerem mais, diz pesquisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O rótulo de 'doença' dado à obesidade pode ser responsável por deixar os obesos mais relaxados, e por consequência, comerem ainda mais.

Foi o que descobriu uma pesquisa feita em conjunto por cientistas das universidades norte-americanas de Richmond e Minnesota.

As psicólogas Crystal Hoyt e Jeni Burnette, que lideraram a pesquisa, concluíram que pessoas obesas que ouvem que têm uma doença tendem a pensar que sua condição é irreversível e a se preocupar menos com o peso.

Os EUA definiram obesidade como doença em junho de 2013, o que tem sido alvo de polêmicas entre especialistas.

"Considerar obesidade como um problema de saúde pública, ou seja, classificar obesidade como doença, tem uma implicância significativa em resultados políticos", disse a Dra. Hoyt em entrevista ao "Daily Mail".

A Dra. Hoyt e seus colegas recrutaram mais de 700 participantes, que foram divididos em três grupos. Cada grupo leu um texto diferente e em seguida respondeu uma série de perguntas.

Um grupo leu um artigo que descrevia obesidade como uma doença, outro leu um informativo de saúde padrão falando sobre peso, e outro um artigo defendendo que obesidade não é doença.

Os resultados mostraram que o informativo de saúde teve um impacto significativo nas atitudes dos participante em relação a dieta, peso e saúde.

Já os participantes obesos que leram o primeiro texto, dizendo que obesidade é doença, se mostraram menos preocupados com dieta e mais satisfeitos com seu corpo atual do que os membros dos outros dois grupos. Eles também escolheram os lanches mais calóricos dentro de um cardápio oferecido pelos cientistas.

"Essas conclusões sugerem que as mensagens que indivíduos ouvem sobre a natureza da obesidade tem consequências interiores", disse a Dra. Hoyt.

Crédito: Justin Sullivan/Getty Images/AFP Pessoas obesas fazem caminhada em Wellspring Academy, na Califórnia (EUA
Pessoas obesas fazem caminhada em Wellspring Academy, na Califórnia (EUA

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias