Humanos

Lulu, 6, criança transgênero argentina, recebe sua nova identidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lulu, 6, passou a ser a primeira criança transgênero na Argentina a conseguir um DNI, o RG argentino, com uma nova identidade. O documento foi entregue hoje à mãe da garota, Gabriela.

A partir de agora ela deixará para trás seu nome de nascimento, Manuel, e será oficialmente Luana.

Argentina reconhece criança transgênero

"Quero agradecer aos que confiaram na identidade da minha filha, àqueles que respeitaram seus desejos e o que ela sentia, que respeitaram seus direitos, porque esse DNI ganhou Luana com sua luta. A única coisa que fiz foi acompanhá-la", disse Gabriela (que não informa o sobrenome), durante a entrega do documento na sede do Banco da Província de Buenos Aires, na capital federal.

"Lulu está há uma semana feliz. Ela vive [esse momento] como uma festa, até me pediu um bolo", contou a mãe da garotinha.

Na cerimônia, Alberto Pérez, chefe de gabinete do governo estadual de Buenos Aires, disse que o momento era uma emoção. "E tem a ver com a decisão do governo da província de Buenos Aires de colocar em vigência os novos direitos e a Convenção de Direitos das Crianças."

Crédito: David Fernández/Efe Gabriela, mãe da menina Luana, recebe o novo documento ao lado de Alberto Pérez, chefe de Gabinete do governo da província de Buenos Aires, e César Cigliutti, presidente da Comunidade homossexual argentina
Gabriela, mãe da menina Luana, recebe o novo documento ao lado de Alberto Pérez, chefe de Gabinete do governo da província de Buenos Aires, e César Cigliutti, presidente da Comunidade homossexual argentina

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias