Humanos

Custo da manicure cresce quase o dobro da inflação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A consumidora preocupada em manter pés e mãos em dia indo à manicure está gastando mais. Nos últimos 12 meses, o serviço registrou alta de 10,65%, quase o dobro da inflação do mesmo período, que foi de 5,93%, de acordo com o IPCA-15 (prévia da inflação oficial do país), divulgado na sexta-feira (20).

Em São Paulo, a alta do serviço registrada pelo índice foi de 8,29%. Ao mesmo tempo, a inflação no Estado fechou em 5,6%.

O IPCA-15 é uma prévia do IPCA (inflação oficial) e leva em conta os preços praticados no período que vai do dia 14 de agosto até 12 deste mês.

O preço médio para fazer as mãos, na capital, é de R$ 20; para os pés, o valor é maior, de R$ 25, segundo o SindiBeleza (Sindicato dos Institutos de Beleza e Cabeleireiros de São Paulo).

"Dois fatores podem ter pesado na balança que compõe o preço desse serviço: o preço do esmalte e a valorização do trabalho das manicures", afirma Teresa Brandão, diretora do SindiBeleza.

Crédito: Ze Carlos Barretta - 27.fev.13/Folhapress Manicure faz atendimento na empresa em São Paulo; serviço subiu mais que a inflação
Manicure faz atendimento na empresa em São Paulo; serviço subiu mais que a inflação

No caso dos esmaltes, a alta é explicada pela chegada constante de novos produtos ao mercado, muitos com texturas e variações de cores inéditas. "Os salões são obrigados a acompanhar as novidades.

É uma exigência das clientes, mas acaba saindo mais caro", diz Teresa.

O item manicure, assim como cabeleireiro, depilação, costureira e empregado doméstico, fazem parte do subitem serviços pessoais, com alta nacional de 8,05% nos últimos 12 meses. Em São Paulo, a alta foi de 8,42%, no mesmo período.

VEJA A INFLAÇÃO DO PERÍODO

Os itens fazem parte do subitem serviços pessoais, que, por sua vez, faz parte do grupo despesas pessoais

Item São Paulo Brasil
Costureira - 6,46
Manicure 8,29 10,65
Cabeleireiro 6,19 7,76
Empregado doméstico 11,28 9,91
Depilação - 14,81

FONTE: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias