Humanos

Estilistas britânicos fazem campanha para salvar abelhas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os estilistas britânicos Vivienne Westwood e Katharine Hamnett juntaram militantes fora do Parlamento, na sexta-feira (26), para instar o governo a apoiar a proposta da União Europeia (UE) de proibir pesticidas que prejudicam as abelhas.

O Reino Unido faz parte de um grupo de países que bloqueiam tentativas de proibir a nível europeu o uso dos inseticidas mais utilizados do mundo, os neonicotinóides, argumentando que o seu impacto sobre as abelhas não é claro.

A votação da proposta de proibir os inseticidas nas culturas de flores ocorrerá em Bruxelas, na segunda-feira.

Crédito: Andrew Winning/Reuters Estilistas, como Vivienne Westwood (centro), protestam pela proibição de pesticidas que prejudicam as abelhas
Estilistas, como Vivienne Westwood (centro), protestam pela proibição de pesticidas que prejudicam as abelhas

"Se há alguma chance de eles estarem matando as abelhas, como uma medida de precaução precisam ser proibidos", disse Hamnett à Reuters TV, que faz campanhas contra os pesticidas há décadas.

"O governo britânico está cometendo suicídio político, acho, por não apoiar esta proibição."

O Reino Unido, a Alemanha e outros três países se abstiveram de votar no início deste ano.

Hamnett questionou se essa posição deve-se ao lobby contra a proibição por parte de duas grandes empresas de pesticidas, a Bayer, da Alemanha, e a suíça Syngenta, que têm operações na Inglaterra, sob o argumento de que o impacto dos pesticidas sobre as abelhas não está provado.

"Eles estão na cama com Syngenta ou Bayer ou são apenas estúpidos?", disse Hamnett.

As empresas propuseram um plano que inclui o plantio de mais margens de floração em torno dos campos para fornecer habitats às abelhas, monitorando para detectar os pesticidas neonicotinóides acusados de causar declínio e para pesquisar sobre o impacto de parasitas e vírus.

A dupla fashion entregou uma petição para o escritório do primeiro-ministro David Cameron, exortando o governo a colocar as questões ambientais à frente da pressão do lobby do agronegócio.

"Porque é que o governo apoia um grande negócio, porque não ajudar as pessoas? O que é bom para o Planeta é bom para a economia", disse Westwood.

Atualmente as abelhas têm sofrido um declínio acentuado e um colapso nas colônias, por diversas razões.

Ativistas afirmam que as abelhas são cruciais para o planeta, por desempenharem um papel vital na polinização de culturas, e que seu desaparecimento terá efeitos catastróficos sobre o mundo.

Eles querem a tomada de uma ação preventiva para proibir pesticidas enquanto mais estudos são realizados para avaliar completamente o efeito deles sobre as abelhas.

Com agências de notícias

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias