Humanos

Mulheres da Coreia do Norte só têm 18 opções de cortes de cabelo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na Coreia do Norte não é comum ver a mulherada ostentando por aí o novo cabelo da moda ou cortes inspirados nas atrizes de Hollywood.

Isso porque lá, as mulheres são encorajadas a usar apenas os cortes de cabelo pré-aprovados pelo governo, como parte de uma campanha oficial que tem o objetivo de reduzir as influências ocidentais no país. As informações são do tabloide britânico "Daily Mail".

O catálogo abaixo foi encontrado em um salão de beleza em Pyogyang, a capital do país, e mostra apenas 18 opções de cortes. Já os homens têm apenas 10 opções, todas de cabelos curtos.

Crédito: Reprodução Catálogo com os 18 cortes de cabelo permitidos na Coreia do Norte
Catálogo com os 18 cortes de cabelo permitidos na Coreia do Norte

É possível dizer até se uma mulher é casada ou solteira, apenas olhando para o cabelo.

As mulheres casadas tendem a ser desaprovadas se não usarem um cabelo mais curto. Já as solteiras podem ser um pouco mais ousadas e optar por cabelos mais longos e ondulados, além de poderem usar tranças e rabos-de-cavalo.

Em 2005, a TV estatal da Coreia do Norte lançou uma série de cinco capítulos intitulada "Vamos cortar o cabelo de acordo com o estilo de vida socialista" com o objetivo de promover modelos curtos para os homens.

Equipes do programa iam às ruas com câmeras escondidas em busca de coreanos "rebeldes" que usavam cabelo comprido para mostrá-los na televisão.

Segundo o tabloide, justificativas bizarras foram veiculadas no tal programa, como a de que cabelo comprido rouba a energia do cérebro.

Os homens são encorajados ir ao barbeiro a cada 15 dias para manter os fios sempre mais curtos do que cinco centímetros. Já os homens idosos podem ter o cabelo com até sete centímetros de comprimento.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias