Conheça o iate que Steve Jobs projetou antes de morrer
Steve Jobs era um homem de hábitos modestos, que usava sempre a mesma roupa, jeans e camiseta de gola alta preta, e que passou anos vivendo como um hippie.
Foi uma surpresa, portanto, descobrir que nos últimos anos de vida o criador da Apple tenha se dedicado a projetar um iate.
Nesta semana, a embarcação desenvolvida por Jobs e pelo designer Philippe Starck foi apresentada no porto holandês de Aalsmeer.
Batizado Vênus, o barco tem 80 metros de comprimento e várias placas de metal.
Segundo o crítico de design e arquitetura do jornal "Guardian", Oliver Wainwright, o iate lembra os produtos da Apple. Seria como "um iPhone deitado sobre um iPad em cima de um Macbook Pro".
O biógrafo Walter Isaacson (que também escreveu sobre Albert Einstein) relembrou a criação do barco.
"Como esperado, o projeto foi planejado de forma elegante e minimalista. Os decks de teca [um tipo de madeira] eram perfeitamente planos e sem apetrechos. As janelas da cabine eram grandes painéis, quase do teto ao chão, e a sala principal tinha paredes de vidro que eram de 12 metros de comprimento e 3 metros de altura. "
Mesmo quando já estava em construção, Jobs continuou a pensar no desenho.
"Sei que posso morrer e deixar para Laurene [sua mulher] um barco meio pronto. Mas tenho que fazê-lo. Se não fizer, é admitir que estou pronto para morrer."
"Steve e eu dividimos a mesma ideia de elegância minimalista, a elegância do trababalho bem feito", disse Philippe Starck para a BBC.
"Não é como vários iates que mostram a vulgaridade do dinheiro. É um barco mostrando a elegância da inteligência."
Comentários
Ver todos os comentários