Humanos

Foliões ganham kits com máscara colorida de Bezerros (PE)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na tentativa de resgatar a tradição centenária do Carnaval de máscaras de Bezerros (a 100 km de Recife), a prefeitura distribuiu neste ano "kits papangus" aos foliões que visitam a cidade.

Cada kit contém uma túnica para cobrir o corpo e uma máscara colorida de papel machê, figurino tradicional dos papangus, como são chamados os foliões mascarados.

Nos últimos anos, esses adereços vêm sendo substituídos por fantasias estilizadas e luxuosas.

Segundo a secretária de Turismo de Bezerros, Valquíria Lizandra, foram confeccionados e distribuídos 1.500 kits. Cerca de 30 blocos de papangus tradicionais receberam ainda orquestras e carros de som para desfilar.

Apesar do esforço, os papangus tradicionais ainda eram minoria no desfile deste domingo (19) na cidade. Fantasias estilizadas e outras sem nenhuma ligação com a tradição, como as de colegiais e diabinhos, predominavam.

Para a prefeitura, a explicação está na quantidade de pessoas nas ruas. Com 60 mil habitantes, Bezerros recebe cerca de 500 mil visitantes durante o Carnaval, sendo 250 mil no domingo, dia do desfile dos papangus.

SUPER-HERÓIS

O dia também foi de fantasia em Olinda. O bloco "Enquanto isso, na Sala de Justiça", realizou seu tradicional desfile de foliões fantasiados de super-heróis e supervilões, arrastando uma multidão pelo centro histórico.

Outras 204 agremiações também desfilariam hoje na cidade, entre elas o "Acorda para Tomar Gagau", a "Mulher do Dia", a "Menina da Tarde" e o "Vassourinha".

Em Recife, a folia foi descentralizada em 19 polos, com shows no centro da cidade e em bairros da periferia.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias