HUMOR: Guia compacto do Brasil para turistas
Para entender o país antes de embarcar
A Copa 2014 está quase aí.
Para melhor receber os turistas do mundo todo, fiz um guia útil e compacto que explica as peculiaridades do nosso país ao visitante estrangeiro.
O Brasil, afinal, é o melhor destino do hemisfério Sul, atrás apenas do Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, África do Sul, Quênia, Zimbábue, Indonésia, Seicheles, Austrália, Nova Zelândia e Tonga. Entre outros. Muitos outros.
O TEMPO PAROU!
No resto do mundo é 2014, mas no Brasil ainda é 1964.
Nosso país vive eternamente nos dourados e inesquecíveis anos 60. Nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não enganam não!
O discurso tropicalista sem sentido ainda é aplaudido nas praças e repetido até hoje pelos capilés.
A música de Chico Buarque ainda ecoa nas ruas, embora acompanhada de ritmos mais recentes como o "Lepo Lepo", o fuque fuque e o nheco nheco.
No Brasil, ninguém aprende com o passado, pois o passado nunca passa!
Aqui o visitante pode ouvir discursos acalorados contra o "perigo comunista" e ainda encontra gente que jura que o país pode virar um "Cubão".
É como se o Muro de Berlim ainda fosse um canteiro de obras!
O turista pode até participar de folguedos populares típicos dos anos 60 como a "Marcha da Família com Deus pela Liberdade" e presenciar pregações furiosas pela volta dos militares ao poder.
Jogue fora o seu relógio, amigo visitante!
No Brasil, o futuro não existe!
O POVO É PACÍFICO E ACOLHEDOR!
Os brasileiros são um povo cordial, acolhedor e aberto ao diálogo.
A gente só parte para a ignorância quando o interlocutor diz alguma coisa ofensiva, tipo: "não concordo", "por outro lado" e "não é bem assim..."
Nessas ocasiões é comum o uso de porretes, cassetetes, coquetéis molotov, objetos perfurocortantes, rojões e armas de fogo.
Observar uma dessas manifestações festivas é programa obrigatório para qualquer turista!
Onde mais é possível presenciar manadas xucras correndo desembestadas pelas ruas de uma metrópole?
Onde ainda se vê homens da lei se comportando de forma absolutamente ilegal?
Seus amigos e parentes não vão acreditar quando você contar!
Tire fotos! Tire muitas fotos!
Mas lembre-se: quando se aventurar em um desses safáris, o faça sempre acompanhado de um guia nativo e de absoluta confiança!
Afinal, o homem cordial brasileiro cresce livre, solto e exatamente como veio ao mundo: sem educação, sem lei e sem noção.
Acredite: você nunca viu nada tão selvagem!
UMA FRASE RESOLVE TODOS OS SEUS PROBLEMAS!
Absolutamente todos os seus problemas podem ser resolvidos com apenas uma simples frase em português: "Dá para dar um jeitinho?"
(Pronuncia-se: "Dah perah deir huh jay-tee-nee-oo?")
Caso você seja parado por um policial ao dirigir alcoolizado, seja flagrado surrupiando toalhas do hotel ou barrado ao subir para o quarto com duas garotas suspeitas, não se desespere! Repita "Dá para dar um jeitinho?" que os sorrisos e as portas sempre se abrirão.
Naturalmente, a frase deve vir acompanhada de uma nota de 100 reais. Sem isso, a eficácia não é a mesma.
Lembre-se: o "jeitinho" faz o Brasil funcionar há mais de 500 anos. Ao utilizá-lo, você não apenas facilita a sua estadia, mas também contribui para a preservação do nosso maior patrimônio cultural!
Enjoy and have a really good trip!
EDSON ARAN é autor de seis livros. O mais recente, "O amor é outra coisa" (Jardim dos Livros), fala sobre o sentido da vida e tem mais de duzentos pensamentos cretinos. Também é roteirista. Seu site é www.sitedoaran.com.br
Comentários
Ver todos os comentários