Factoides

HUMOR: O beijo gay e a poesia que é de matar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deu na "Ilustrada": "Russo amante de poesia esfaqueia até a morte colega que defendeu a prosa". A vítima tinha 67 anos e irritou profundamente o amigo, um ex-professor de 53, ao afirmar que "a única literatura verdadeira é a prosa".


Olha... acho válido. Matar pela poesia é um troço —como direi?— poético. Tem gente que mata por causas bem mais ridículas, tipo fechada no trânsito, time de futebol ou partido político. Tem gente que mata até porque o Amigo Invisível pediu.

"Meu Amigo Invisível falou para eu trucidar todo infiel que não acredita nele! Aaaaaahhhhh!"


Mas veja bem: não confunda Amigo Invisível com Amigo Oculto.

Amigo Oculto é o Gaudêncio que tu conheceste na night, quando tua prenda viajaste, bagual. Ele torceu juntinho contigo pelo beijo de Mateus Solano e Thiago Fragoso no final da novela "Amor à Vida" (Globo).


Já o Amigo Invisível foi contra. Amigo Invisível é aquela voz que diz que bagual que beija Gaudêncio está condenado a ser torturado eternamente num lugar quente, sulfúrico e desprovido de esperança. Ou seja: o Maranhão.

Crédito: Edson Aran

Pelo visto, o povo trocou o Amigo Invisível pelo Amigo Oculto. Só isso explica o Carnaval antecipado por conta do beijo da dupla Thiago e Mateus. Nunca vi comoção igual, gente. Aqui no bairro teve trio elétrico, queima de fogos e saraivada de balas pro ar. Na Papuda, Delúbio, Dirceu e Genoíno caíram no choro, acabaram com a presepada e devolveram a vaquinha às vaquinhas de presépio. O PCC deixou a criminalidade e entregou todos os celulares. As empreiteiras confessaram tudo e se entregaram à polícia. O clã Sarney teve uma epifania e seguiu o exemplo.


Foi um momento histérico! Embora, eu, ignorante que sou, não tenha entendido tamanha empolgação. Beijo gay na TV paga acontece regularmente desde 1937. Na Internet, desde 1912. No mundo, desde a aurora do homem (a mulher só chegou mais tarde...) Mas, sei lá, vai ver que na cabeça das pessoas, se #AGloboNãoMostra, a coisa não existe. Tipo disco voador e Pé Grande.


Aliás, por falar em Pé Grande, é preciso colocar o momento histérico em perspectiva: no "BBB14", que também passa na Globo, tem duas mulheres se pegando faz tempo. Clara e Vanessa se esfregam desde que o reality show começou. E você perdendo tudo isso pra ver o Fragoso grudando o Solano.


Mas eu entendo. Reality show não é uma coisa intelectualmente relevante tipo a novela das nove, né mesmo? Reality show é prosa, novela é poesia. "BBB" é Jorge Amado, novela é Jorge Vercilo.


Lá na Rússia, esse tipo de discussão certamente já teria terminado em facada. Ainda bem que aqui a gente tem mais amor no coração e reconhece um momento histérico quando vivencia. Pois um dia, no distante futuro, nós olharemos para trás e diremos: "Foi você que passou a mão na minha bunda, bonitão?".


EDSON ARAN é autor de seis livros. O mais recente, "O amor é outra coisa" (Jardim dos Livros), fala sobre o sentido da vida e tem mais de duzentos pensamentos cretinos. Também é roteirista. Seu site é www.sitedoaran.com.br

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias