Factoides

HUMOR: Simpatias para 2014

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ano novo bate à porta e não adianta fingir que não está em casa. 2013 foi um horror, mas já passou. É tempo de renovação e esperança. Canalize a energia positiva e faça com que ela flua pelo seu corpo como uma enchente de verão. Diga adeus ao passado e se abra para o futuro, mas evite fazer isso na frente das crianças. A seguir, algumas simpatias testadas e aprovadas para se dar bem no ano que começa.

Simpatia para encontrar pessoa amada
No primeiro dia útil do primeiro mês do ano, "suncê" pega o computador e deixa no sereno por sete noites ou uma semana, o que acontecer primeiro. Depois desse período, "suncê" reinstala o computador, entra no Google e digita "pessoa amada".

Simpatia para abandonar pessoa não-amada
Muitas e muitas vezes, nesse mundo de ilusões e inflação alta, nós acabamos por ficar atados a uma pessoa que não mais amamos. O tempo passa e a gente ali, firme, enquanto a vida desfila lá fora. Se "suncê" quer se livrar de pessoa não-amada, precisa fazer simpatia do "vou comprar cigarro". Saia para comprar cigarro no dia primeiro do ano e não volte nunca mais. Funciona melhor se "suncê" não fuma.

Crédito: Edson Aran

Simpatia para os estádios ficarem prontos para a Copa
Na primeira sexta-feira do mês, "suncê" acende uma vela preta pra São Enrolão, o Protetor das Empreiteiras. Depois enterre vários caminhões de dinheiro na porta do estádio. Não se esqueça de finalizar o trabalho com charuto cubano e garrafa de scotch 18 anos.

Simpatia para o Brasil ganhar a Copa
Separe cachaça, limão, açúcar e gelo. Reserve. Na hora que a Copa começar, "suncê" sacrifica o limão bem amassadinho com açúcar no fundo do copo. Acrescente gelo e cachaça, que não deve ser envelhecida pra não afetar o sabor. Beba tudo em jejum. Repita essa simpatia dez vezes por dia do começo ao fim da Copa que "suncê" nem vai saber se Brasil perdeu ou ganhou.

Simpatia para fazer o Galvão Bueno calar a boca
Na véspera do jogo Brasil e Croácia, "suncê" toma banho de sal grosso e acende vela para Catimba, o orixá que abre os caminhos pro gol. Assim o Brasil vai marcar um atrás do outro e o Galvão Bueno vai gritar "Braaasiiiiiiiiiiillllllllllllll! É do Braaaasiiiiiiiiillllllll, amigos da rede Glooobooooooooooo! Brasiiiiiiillllllllllllllllllll! Aguentaaaaa, coraçããããããããõoooooooooo! É o Brasiiiiilllllllllll na Copa dois mil e quatorzeeeeeeee! Brasiiiiiiiiiiiiiiillllllllllllllllllllllllllll!". Aí ele fica rouco e perde a voz o resto da Copa.

Simpatia para vencer o "The Voice Brasil"
Na primeira quinta-feira do mês, "suncê" grita como se o mundo fosse acabar e depois chora como se o mundo já tivesse acabado.

Simpatia para o país melhorar
No trigésimo sexto dia do oitavo mês, contando a partir de outubro, "suncê" rouba uma galinha totalmente preta e sem nenhuma mancha. Não pode comprar, tem que roubar. Deixe a penosa no topo do edifício mais alto da cidade durante 365 dias e 365 noites. Nesse período, "suncê" deve fazer 45 orações diárias, começando três horas antes de o sol nascer e terminando doze horas depois do sol se por. Quando acabar esse período, volte ao prédio e, se a galinha ainda estiver lá, faça um ensopado ali mesmo e doe ao primeiro pobre que pousar no heliponto. Não falha.

Simpatia para mudar de país
Na última sexta feira do mês, "suncê" pega galinha preta, farofa e cachaça e faz trabalho na porta da embaixada do Uruguai, com vela acesa, charuto e atabaque. Quando o pessoal sair do prédio para ver que bagunça é aquela, "suncê" pula o muro e pede asilo.


ABC DA POLÍTICA

Hoje: de Q a Z

Quem: Pronome usado para se referir a um sujeito que quer permanecer oculto. Por exemplo: "Quem é culpado por este escândalo de corrupção? Quem? Quem? Quem?"

Regime: Tem de vários tipos, mas dois modelos são básicos: ditadura e democracia. No geral, todo mundo diz que gosta da democracia, mas acha difícil seguir o regime. Fala que vai começar na segunda-feira, mas aí é dia de Picadinho com ovo e banana frita e ele acaba empurrando pra semana seguinte.

Republicano: Aquele que age segundo os princípios da República. Mas é gozado: quem usa a palavra "republicano" é sempre o sujeito que nunca se preocupou em ser republicano.

Sujeito Oculto: Também chamado de "indeterminado". Acontece quando o sujeito da ação não é determinado porque o autor da frase tem juízo. Por exemplo: "Choveu dinheiro na minha horta..."

Social: Você provavelmente esquecerá tudo o que leu neste dicionário, mas lembre-se apenas desta palavra: social. Ela justifica e desculpa tudo, além de fornecer saída honrosa para as mais difíceis situações. Quando sua mulher encontrar mancha de batom na sua cueca, faça uma expressão indignada e responda: "Tudo o que eu fiz foi pelo social!".

Teoria: Na teoria, a prática é outra. Funciona assim: em teoria, todos nós defendemos o bom uso do dinheiro público. Mas na prática, a teoria é outra.

Zorra: Regime político do Brasil atual. É uma combinação de estado ausente, sociedade omissa, Situação precária e Oposição palerma. Os otimistas dizem que o Brasil é o "país do futuro". Mas a gente sabe que o futuro quebrou no meio da estrada, o trânsito está todo congestionado e não tem uma porcaria de DSV por perto.


EDSON ARAN é autor de cinco livros. O mais recente, "Delacroix Escapa das Chamas" (Editora Record), é uma sátira futurista passada na São Paulo de 2068. Foi diretor das revistas "Playboy", "Sexy" e redator-chefe da "Vip". É um tuiteiro compulsivo e sua conta é @EdsonAran.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias