Factoides

Oficialmente em recessão, França contrabandeia Jequiti

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O texto de hoje é para você, que desde ontem vestiu a hashtag da #xatiação porque segunda-feira a Turquia volta a ser um país distante. Como o "Factoides" não gosta de ver ninguém borocoxô, preparamos um Giro Internacional Recessão. Ó que coisa mara! Glória Perez nos deixa, mas, pela última vez, vamos voaaar!

Começando pela França, que nesta semana entrou oficialmente em recessão. Como é que é isso, entrar "oficialmente" em recessão? A pindaíba ganha um upgrade? Diz que até as vendedoras da Chanel estão contrabandeando deo-colônia Jequiti e rezando pra serem sorteadas pro "Roda a Roda".


Descendo um pouco no mapa, na Espanha, o Rei Juan Carlos resolveu doar para o Estado o seu iate "Fortuna", que ele ganhou de presente em 2000. Não é fofo? Tá achando que é factoide? Antes fosse! Agora, o que diabos a Espanha, toda trabalhada na recessão e no desemprego, vai fazer com um iate usado?

( ) Fazer um ranking dos espanhóis mais pobres, atraí-los para a embarcação usando champanhe vencido e naufragá-los em alto-mar para ver se a renda per capita do país sobe?

( ) Fechar uma parceria com a CVC e vender cruzeiros petit comittée do Roberto Carlos com o Julio Iglesias?

( ) Usar sem culpa; afinal de contas, recessão e desemprego são preocupação de gentinha, e não de quem recebe um iate, ainda mais assim, dado por Sua Majestade.

Aliás, por falar em majestade, enquanto um doa, o outro abdica. Esse, pelo menos, é o boato que ronda com cada vez mais força o rei da Bélgica. O motivo seria o mesmo que levou Ratzinger e a rainha da Holanda a tomarem essa decisão: sacar o FGTS.

Crédito: Fotomontagem Beatrix, Alberto e Elizabeth: God Bless The Previdência
Beatrix, Alberto e Elizabeth: God Bless The Previdência

O problema é que Alberto 2º (de quem você nunca ouviu falar, nem eu) só se tornou rei em 1993. Um principiante, quando comparado a Elizabeth da Inglaterra, que está no trono desde 1952.

Inclusive, a Grã-Bretanha está nos pacovás. Eles já fizeram as contas e, se Lilibeth entrar na onda e se aposentar, seu FGTS é de tal monta que dá pra ela comprar a Guiana Francesa, rebatizar de Guiana Inglesa e transformar num eco-resort-safari com direito a toboágua, estacionamento coberto e 170 espécies diferentes de mosquitos da dengue.

A diversidade é tanta que, se a ideia for pra frente, quem sai ganhando é o Sérgio Chapelin e o "Globo Repórter", que ficam com pauta garantida pelo menos até 2034.


DIEGO REBOUÇAS, 30, é roteirista, jornalista e autor do livro "Travessia", publicado pela Livros Ilimitados e bloga no Câmera de Vigilância.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias