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Café londrino cobra clientes por tempo de permanência

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Imagine um café onde tudo é de graça, menos o tempo que você fica por lá. É o que propõe a Ziferblat, uma rede de cafés russa que cobra seus clientes por cada hora de permanência e que acaba de abrir sua primeira loja em Londres.

Crédito: Divulgação Café Ziferblat em Londres
Café Ziferblat em Londres

De acordo com matéria do jornal "The Guardian", o café Ziferblat funciona assim: ao chegar à loja, o cliente pega um relógio despertador do balcão e anota o horário. Então ele pode ficar à vontade para usar a cozinha do local e preparar sua própria refeição ou café, servir-se de biscoitos, frutas e vegetais, sentar-se ao piano e dedilhar uma música - o que pode ser uma experiência muito boa ou desagradável, dependendo do talento do músico - ou apenas apreciar um cappuccino de uma das máquinas automáticas disponíveis enquanto lê um livro.

Na Rússia, o Ziferblat abriu dez lojas nos últimos dois anos e agora a rede quer levar a ideia para todo o mundo. Por hora, cada cliente paga cerca de R$ 7. Acredita-se que exista aí um mercado pouco explorado, já que é cada vez maior o número de pessoas que se utilizam de locais como esse para trabalhar, por exemplo.

O proprietário Ivan Mitin diz que desde a inauguração da unidade em Londres, vários clientes já se tornaram frequentes. "Os londrinos são mais preparados para tal conceito, eles entenderam a ideia instantaneamente. É engraçado ver as pessoas em fila aguardando a vez de lavar a louça que sujou. Isso não é obrigatório, mas é apreciado por nós. Alguns até lavam a louça de outras pessoas. Nós vemos os nossos clientes como inquilinos, todos dividindo o mesmo espaço", conta o empresário.

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