Globo perde TVs ligadas quase o dia todo em 2014
Mesmo com Copa do Mundo, a Globo perdeu sua participação no universo de TVs ligadas na Grande São Paulo no primeiro semestre deste ano.
Dados obtidos por esta coluna mostram que a emissora está perdendo porcentagem importante do chamado "share" (que significa justamente a porcentagem no número de ligados) em praticamente todos os horários.
A maior perda na comparação dos primeiros seis meses do ano entre 2013 e 2014 é no horário nobre —o mais valioso financeiramente.
VEJA OS NÚMEROS
Das 7h à meia-noite, na média, a Globo já perdeu 7% em share e 4% em pontos de ibope. Nessa mesma faixa, a Record ganhou 4% em audiência e a RedeTV! impressionantes 14% (e mais 10% em participação nas TVs ligadas). O SBT e a Band perderam, respectivamente 4% e 6% em share.
MAIS NÚMEROS
Mesmo com novos produtos como Fátima Bernardes e o "Bem Estar", a Globo perdeu 6% em share das 7h às 12h. Já na faixa das 12h às 18h houve algum ganho, mas boa parte disso pode ser creditada à Copa do Mundo: mais 6% em pontos de ibope, embora não tenha mudado nada o share (0% de variação se comparado com o primeiro semestre de 2013). Nessa faixa a Record cresceu 7% em 2014; a RedeTV! cresceu 6% e o SBT perdeu 9% em share e 4% em pontos.
TRAGÉDIA
Então chegamos ao horário nobre, das 18h à 0h, quando a Globo perdeu 10% em pontos de ibope e 11% em share. Nessa faixa a RedeTV! cresceu 16% e 15%, respectivamente. Programas como o "Muito Show" e "TV Fama" começam a fazer alguma diferença no horário.
PARA ONDE FORAM TODOS?
Embora seja provável que uma parte do público pode estar saindo da Globo para ver outras emissoras abertas, é certo que uma enorme fatia desses telespectadores está indo, isso sim, para a TV por assinatura. O crescimento do ibope dos chamados OCNs (Outros Canais, denominação do Ibope que inclui todas os canais pagos mais alguns UHF que não são medidos e exclui todos os canais abertos) cresceu em média 20% este ano. A moçada decididamente está indo para os Discoverys da vida, os Cartoons, outros canais infantis, esportivos e culturais.
PÚBLICO EM FUGA
Parece difícil para alguns diretores globais entenderem que um dos principais motivos dessa fuga de público também pode estar relacionada à perda de qualidade de suas novelas nos últimos dez anos. Com exceção de Aguinaldo Silva, ainda capaz de fazer diferença em termos de histórias e ibope, a maioria dos autores da Globo parece estar sofrendo de falta de inspiração crônica.
A SABER...
São tramas que se repetem, vilões sempre caricatos (vide o que se tornou o personagem de Gabriel Braga Nunes em "Em Família"), atrizes protagonistas que não agradam nem um pouco (vide Bruna Marquezine, que parece mais preocupada em postar selfies fazendo bico de pato com Neymar do que em atuar) e sempre a nova "modinha" na emissora: novela está em baixa no ibope? Não está criando repercussão nas redes? Estão criticando? Então vamos lá, vamos incluir no roteiro um beijo gay que fica tudo certo. É constrangedor para um canal que já bradou em prosa e verso seu "padrão de qualidade". Como se beijo gay fosse a última salvação para histórias ruins.
O HORROR
Um dos produtos que mais perdeu audiência e qualidade nos últimos dez anos, de longe, é "Malhação". Antes considerada um "celeiro" de novos artistas, e responsável por alavancar o ibope em horário nobre, a novelinha infantojuvenil virou um verdadeiro pastelão sem sal. Além disso, praticamente não há mais nenhuma estrela "descoberta" pela produção. Pelo contrário: essa nova geração de atores é sofrível...
E PENSAR...
... que no passado (muito remoto, logo depois que a Terra esfriou) "Malhação" chegava a dar 30 pontos. Hoje, quando ocorre de dar dois dígitos, os diretores abrem champanhe e comem caviar.
TÔ BRINCANDO...
Não pode beber champanhe no Projac.
VENDE-SE
Para tentar equacionar uma dívida que, estima-se, esteja na casa dos R$ 500 milhões, o Grupo Bandeirantes decidiu vender todas as suas antenas de transmissão de TV e rádio para a Highline, uma das empresas que deverá ampliar a infraestrutura da TV digital no país. O mercado avalia que a venda foi feita por algo em torno de R$ 100 milhões. Agora a Band passará a pagar aluguel pelas suas ex-antenas. Também pretende compartilhá-las (as antenas e o aluguel) com outros canais.
ALUGA-SE
Curioso é que o Grupo Bandeirantes faturou algo em torno de R$ 1 bilhão em 2013, mas teve no balanço um prejuízo de mais de R$ 20 milhões. Parte desse prejuízo teria sido causado pelo calote que a emissora sofreu da Igreja Mundial, que acabou expelida do Canal 21 e das madrugadas da Band justamente por falta de pagamento. Agora, com a Igreja Universal no 21 e nas madrugadas, a Band está recebendo em dia. Portanto, este ano deve ocorrer algum lucro.
FALANDO EM IGREJA...
Já foi abortada a tentativa de alguns deputados, que queriam criar uma lei proibindo canais abertos de venderem horários para igrejas. O lobby do contra, claro, foi da chamada bancada evangélica.
FALANDO MESMO...
Quem apostava que a Igreja Renascer iria afundar depois da prisão nos Estados Unidos de seus líderes nos EUA e da saída de sua estrela maior, o jogador Kaká, perdeu a aposta. A Renascer não só manteve seu patrimônio, como está crescendo a olhos vistos...
A RENASCER...
...estreou tempos atrás mais um canal na TV fechada; sua banda oficial, a (virtuosa) Renascer Praise fechou contrato milionário com a gravadora Universal (nada a ver com a igreja) e o número de fiéis (e dízimos) não para de crescer no Brasil. Além disso, a igreja está faturando bem mais desde que começou a vender também parte de seus horários para outras igrejas evangélicas menores —uma atitude rara em se tratando de igrejas e TVs.
CABERNET
Senão está sendo enaltecido por enólogos, que estão sempre com pé atrás em relação a novos produtos e antipatizam com celebridades em seu quintal, o vinho Bueno, produzido por ele mesmo, Galvão, tem agradado ao mercado consumidor por sua boa qualidade e preços relativamente acessíveis. É saboroso e não tem nenhuma "nota" de madeira. Aliás. que coisa irritante esse negócio de "nota" em vinhos... bah!
SOOOOOOBE
Patrícia Poeta
A âncora do "Jornal Nacional" não deve absolutamente nada a nenhuma das chamadas musas de Copas anteriores. É bonita, agradável, simpática e está totalmente descontraída ao lado do veterano Galvão Bueno, em suas entradas no ar. Se bem que é fácil se descontrair ao lado de Galvão. Quem diz isso são seus amigos, que frequentam com ele a cantina Lélis, nos Jardins, em São Paulo. Aliás, na mesa de Galvão só é permitido beber o vinho dele. Peça outra marca e nunca mais serás convidado.
DEEEEEESCE
"Jornal Nacional"
O mundo inteiro comentando sobre a (visível) imaturidade de alguns jogadores da seleção brasileira, que chegaram a chorar antes da cobrança dos pênaltis contra o Chile e alguns até se recusaram a batê-los, de medo. Só o telejornal da Globo decidiu fazer uma "leitura" completamente oposta: de que o choro dos jogadores era uma demostração de amor à camisa, ao torcedor, ao país —enfim, uma prova de patriotismo e maturidade. De longe, a reportagem mais chapa-branca e distorcida exibida por uma TV, aberta ou fechada, nesta Copa.
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