Ricardo Feltrin

Fox Sports dispara e Multishow despenca na TV paga

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Os números consolidados de audiência da TV paga no mês passado mostram uma verdadeira gangorra entre os canais. Com novos desenhos e uma grade mais flexível, o Cartoon Network finalmente ultrapassou o Discovery Kids —até então o canal mais visto da TV por assinatura.

Outra grande mudança ocorreu com o Fox Sports, que subiu 13 posições e agora está em 16ª lugar (dez posições atrás do SporTV). Parece pouco, mas é bom lembrar que o FS, ao chegar ao Brasil, foi submetido a um verdadeiro calvário imposto pelas operadoras "amiguinhas" e "parceiras" das Organizações Globo, que não gostam nem um pouco de concorrência em seus nichos

PARA ENTENDER

Para evitar distorções, esta coluna apresenta os números da TV paga sem incluir canais abertos, canais religiosos ou em UHF. Os primeiros são sempre os mais vistos, mesmo na TV paga. Os religiosos, por sua vez, têm audiência irrelevante. O mesmo vale para os UHF (aliás, boa parte destes é só religião).

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

CONTROLE REMOTO É O SENHOR

Voltando ao Fox Sports, esse canal enfrentou meses de obstáculos. Primeiro as operadoras protelaram sua entrada no ar (mas claro que negam). Depois, dificultaram ainda mais a sua divulgação e disponibilidade em pacotes mais baratos (negam também). Só que a qualidade da programação, de seus comentaristas e de sua incrível oferta de vídeos falou mais alto. Com a proximidade da Copa, a audiência só faz crescer.

BOLA DENTRO

Por outro lado a Globo acertou em cheio com o lançamento do Viva —um dos maiores sucessos da história da TV por assinatura. Mês a mês a audiência do Viva só aumenta. Com a reprise da novela "Dancin' Days", o ibope bomba mais do que nunca: o canal já está na 10ª posição, tendo deixado para trás "medalhões" como o Universal Channel, Warner e Discovery, entre outros Nos bastidores da Globo já se comenta a possibilidade de lançamento de um Viva 2 nos próximos anos. Acervo para isso não falta.

SINUCA DE BICO

Se o Viva se mostrou um tremendo sucesso, outro canal das Organizações Globo vai se tornando um verdadeiro mico: o Multishow. O canal, que já foi um mais badalados e divulgados da Globosat, perde ibope mês a mês. De março para abril, apenas, o Multishow desabou 13 posições e agora está na 27ª posição —atrás de outros segmentados como NatGeo, History, Telecine Pipoca, Action e Warner.

MULTINADA

A programação do Multishow, uma verdadeira salada insossa, é a única responsável por essa ladeira abaixo. Há coisas chatíssimas e ultrapassadas (ou ambas), como "Papo Calcinha", e coisas totalmente apelativas, como o "Vai que Cola" (uma "Zorra Total" piorada, como se isso fosse possível). Isso sem falar na onipresença do humorista de um só papel, Paulo Gustavo, que só faz o papel de si mesmo: chatonildo interpretando um chatonildo.


GLUB! GLUB! GLUB!

Outro lançamento recente da Globo que não vai bem das pernas é o Gloob. Apesar de ter desenhos de alta qualidade, como "Angry Birds Toons", o canal ainda não decolou e está na 31ª posição. Curioso é que praticamente todos os demais canais infantis estão nas dez primeiras posições.

FATO RELEVANTE

Cabe avisar que, em algumas cidades, os chamados OCNs (Outros Canais) se aproximam a passos largos do ibope registrado pela Globo aberta. OCNs são todos os canais por assinatura e mais os canais UHF (que também são abertos). Por exemplo, em Campinas, em março, a Globo teve média de 12,8 pontos enquanto que os OCNs marcaram 11,7 pontos. No Rio, o alcance dos OCNs também cresce: registraram 11 pontos, enquanto que a Globo deu 15 pontos. Dez anos atrás, a soma de ibope de todos os OCNs era praticamente residual quando comparada à Globo.

FATO RELEVANTE 2

Cabe lembrar que os OCNs incluem todos os canais da Globosat —de longe a maior fornecedora de conteúdo para a TV paga brasileira. Ou seja, a Globo até perde por um lado, mas ganha por outro.

PELO MUNDO

O império Globo continua a ser notícia. É o tema de uma das reportagens de fôlego da revista francesa "Stratégies" deste mês. A revista questiona se o império da família Marinho corre algum risco de perder a hegemonia das comunicações no Brasil, devido à concorrência da internet e de outros veículos, como Record e SBT

NON

A resposta, claro, é não. Não enquanto a publicidade seguir ignorando a constante queda de ibope da Globo e mantiver preferencialmente todas as campanhas estupidilionárias na emissora. O argumento é o de sempre: "A Globo entrega". Com isso querem dizer que anunciar lá vale a pena, mesmo com queda de ibope.


DEEEEEEEEESCE

Selfies bicudas

O que Bruna Marquezine e Valeska Popozuda têm em comum? resposta: o incrível narcisismo e a absoluta incapacidade de parar de tirar "selfies" irritantes, diariamente e sempre iguais: fazendo bico. Parecem mais uns pica-paus


DEEEEEEEESCE 2

Neymar em propagandas

Simplesmente insuportável a overdose de Neymar em propagandas. Em boa parte dos casos, isso é culpa da falta de criatividade dos publicitários, que se acham gênios soberbos, mas só imitam uns aos outros. Outra boa dose de culpa é do Senhor Neymar Pai, que deveria saber que colocar o filho em toda e qualquer publicidade de todo e qualquer produto só faz a credibilidade do rebento —e dos produtos que ele anuncia— diminuir. O cara promove de presunto a celular, de roupa a xampu, de brinquedo a carro. Só falta anunciar ração de gado e vermífugo para cabras. Porque do resto...

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