Ricardo Feltrin

Para vencer Record, SBT teria de investir R$ 200 milhões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nas últimas semanas, várias notícias e rumores vêm sendo divulgados de que Silvio Santos estaria interessado em voltar ao ringue contra a Record e retomar a vice-liderança isolada de ibope.

Entre outras medidas, Silvio estaria interessado em contratar Marcelo Rezende e Luiz Bacci, dar um programa para Rachel Shererazade e transformar o "Programa Silvio Santos" em uma atração ao vivo.

Parece pouca coisa, mas não é. Continuem aqui que eu explico.


CAIXA FORTE

Esta coluna ouviu pessoas da área televisiva e especialistas em orçamento de emissoras. Todos os três ouvidos (que pediram para não serem identificados, pois ainda trabalham para ou nas próprias emissoras) concordam que, para fazer essas mudanças, Silvio Santos teria de enfiar a mão no próprio bolso e gastar no mínimo R$ 200 milhões. E esse dinheiro não se refere apenas à contratação e pagamento de eventuais multas por profissionais de outras emissoras, além de novos salários nababescos. Isso é até fichinha. Há outros gastos muito mais pesados que isso

CONTEXTUALIZAÇÃO

Desde o final da década passada, a Record tem a vice-liderança isolada de ibope em todo o país, atrás só da Globo. Ela já esteve a três pontos de distância do SBT, mas hoje essa diferença é de 1,1 ponto, apenas (6,6 x 5,5). Parece pouquinho, mas virar esse placar custaria duas centenas de milhões de reais. No mínimo.

POR EXEMPLO

Para que a contratação de Rezende e Bacci valesse a realmente a pena, Silvio teria de dar para ambos atrações diárias, como ocorre com os âncoras de "Cidade Alerta" e "Balanço Geral" hoje na Record. O problema é que o SBT é, ao lado da RedeTV!, a emissora com menor número de equipes jornalísticas em São Paulo. Enquanto a Globo tem cerca de 50 equipes que podem ser acionadas a qualquer momento (câmera, repórter, técnico em áudio, produtor, motorista e até segurança) e a Record tem umas 40 equipes, o SBT não tem nem dez

ALÉM DISSO

O SBT teria de investir na compra de helicóptero(s) e contratar pilotos, pois esse é um veículo fundamental para o jornalismo ao vivo. Sem falar na construção de novos cenários, contratação de mais produtores, maquiadores, técnicos, câmeras, área comercial, gastos em publicidade etc.

OUTRO PONTO

...citado nos últimos dias seria a promessa de dar um programa solo para Rachel Shererazade, que andou sendo assediada pela Band. Aí haveria dois problemas e necessidades: 1) teria (ou terá) de abrir espaço na grade para uma nova atração, provavelmente vespertina ou no começo da noite e 2) contratar uma grande equipe para a âncora, uma vez que ela faz sucesso com muitos telespectadores, mas com pouca gente dentro do complexo Anhanguera. Muito jornalista lá dentro faz muxoxo e certamente se recusaria a trabalhar com ela.

QUEM QUER DINHEIROOOOOO?

Por fim, a transformação do "Programa Silvio Santos" em atração ao vivo também dispensaria milhões de reais, além dos vários empecilhos que criaria para a produção (como trazer artistas de renome nacional e concorrer com o "monopólio" que a Globo tem hoje dos principais artistas —em muitos casos aqui vale um sic). Isso sem falar que, nos finais de semana, os artistas têm sempre mais shows e por isso estão menos disponíveis para as televisões.

UFA!

Após as informações das últimas seis notinhas fica a grande pergunta dos especialistas ouvidos pela coluna: Silvio Santos vai mesmo enfiar a mão no próprio bolso, cortar na carne e retirar R$ 200 milhões de seu patrimônio para ganhar no máximo dois míseros pontos na média geral de ibope, para tentar voltar à vice-liderança? Ou vai continuar como está, com uma grade de produção equilibrada, de baixo custo, embora com muitos enlatados e reprises? Quem conhece Silvio, tem certeza que a segunda opção é a mais provável...

1 PONTO VALE R$ 200 MI?

Basta ver que a Record, desde 2004, quando anunciou que seria a líder de audiência até este ano (não foi, né?), gastou algo em torno de R$ 3 bilhões. No mínimo. E a Record ainda tem um grande "cliente", a Igreja Universal, que paga até R$ 500 milhões por ano (embora ninguém confirme) para ficar com as madrugadas da sua própria emissora. No caso do SBT, sua "Universal", grosso modo, atende pelo nome de Grupo Silvio Santos (Tele Sena, Jequiti etc) —o principal anunciante da casa—, que não pode gastar mais do que já gasta. Para passar a Record ele teria de não só tirar duas estrelas da concorrente, como também ganhar mais dois pontos. Ou seja, cada ponto custaria R$ 100 milhões. Silvio, para ou continua?

DO OUTRO LADO DA CALÇADA

Após gastar bilhões em dez anos, de se tornar vice de ibope, tropeçar e voltar a se erguer, o clima na direção da Record é de extremo otimismo. A opinião corrente é que o atual vice-presidente artístico, Marcelo Silva, conseguiu resolver os mais graves problemas da grade de programação:

A SABER

1) O início das tardes, onde emplacou o "Balanço Geral" com sucesso, primeiro com Geraldo Luís e agora com Luiz Bacci. O ibope aumentou; 2) Resolveu também os sábados à noite, com a contratação de Sabrina; uma vez que Mion já vai bem. As primeiras semanas da "japoneusa" já estão aprovadas; 3) O domingo matinal melhorou. Em vez de uma overdose de "Pica-Pau", lançou o "Domingo Show" num horário em que a emissora, havia meses, estava carente. Fez teste com todo mundo, Galisteu, Cicarelli, dizem as boas línguas que até sondou Luciana Gimenez. Acabou resolvendo com prata da casa (Geraldo); 4) O domingo à tarde e o começo da noite, com a "Hora do Faro". Foi uma aposta arriscada e muita gente achava que não daria certo, mas o talento e versatilidade de Faro estão dando trabalho para SBT e até para a Globo.

PORÉM

...a Record não pode se dar ao luxo de cometer outro erro em novelas como ocorreu com "Máscaras" em 2012 —um fiasco tão grande de ibope que derrubou toda a faixa nobre da Record, o que permitiu ao SBT encostar de novo.


BABY RUTH

Será que a Globo se arrepende sóóóóóó um tiquinho de ter perdido Faro e nunca tê-lo testado como apresentador?

POR ONDE ANDA?

Falando em Faro, o que Marcio Garcia anda fazendo, além de belos filhos?

VEM, VAI TER BOLO!

O grande chef mandão e artista dos bolos Buddy Valastro, estrela dos canais Discovery, finalmente vem ao Brasil. O canal deve recebê-lo por aqui em julho, mas ainda não fechou a data. Buddy, de ascendência italiana, é, além de boleiro aclamado nos EUA, um dos artistas mais produtivos da TV por assinatura. Só no Brasil ele comanda três programas: o "Cake Boss" (reality sobre sua confeitaria em Nova Jersey); o "Kitchen Boss", onde faz receitas suculentas variadas, quase sempre pratos salgados e simples; e a "Batalha dos Confeiteiros", um game show com novos candidatos à sua açucarada profissão. Não é à toa que o próprio Buddy e a maioria de seus funcionários esteja um pouquiiiiiinho acima do peso.


*PUF! PUF! PUF!

Coluna tá grande hoje, han? Mais um pouco, está quase acabando...

RANHETÃO

Emílio Surita, "âncora" do "Pânico na Band", reclama de nota que esta coluna publicou na semana passada. Embora na média não consolidada de ibope o "Pânico" tenha ficado nos cinco pontos de média, a medição consolidada da audiência mostrou que o humorístico acabou com 5,9 pontos no último domingo. Emílio ralhou com este pobre trabalhador e abnegado colunista, após encontrá-lo por acaso em uma livraria: "Pô, você deu que marcamos 5 pontos? Coisa nenhuma, deu 5,9 pontos! Se é para roubar, rouba pra mais".

Pronto, pronto passou?

VOCÊ SABIA

...que "Chiquititas" só vai acabar no ano que vem?



SOOOOOOOOOBE

"Programa do Ratinho"

Em grande fase nos últimos três anos, o talentoso e divertido apresentador do SBT continua dando dor de cabeça para a Globo e a Record. Com programa ao vivo, chega a nove, dez pontos de média e tem picos de até 12 ou 13. É impressionante para uma atração que bate de frente com as novelas das 21h30. Cada ponto vale por 65 mil domicílios, mas acho que já falei isso em colunas passadas, hein? Hein?

DEEEEEEEEESCE

Conselho Regional de Medicina e Sociedade Brasileira de Dermatologia

É incrível que essas duas entidades acima não tomem nenhuma providência judicial e civil contra empresas picaretas que anunciam produtos na TV, substâncias que prometem curar de estrias a reumatismo, de olheiras a gastura, de coqueluche a insônia. É cara de pau demais para ficar impune. Cremes que "reorganizam células", aparelhos que "destroem" a celulite...

Ora, me poupem. Por acaso existe algum creme inventado nos últimos 3.500 anos que consiga ultrapassar a epiderme? NÃO, NÃO EXISTE. Quer perder gordura, dona Lúcia? Quer ter menos flacidez, Mirtes? Quer perder essa pança enorme e redonda, seu Nicanor? Não tem milagre, minha gente, basta se exercitar, correr, comer menos e, claro, sair de cima desse desse sofá e da frente dessa maldita TV.

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias