Ricardo Feltrin

Falas longas e pieguice derrubam ibope de 'Em Família'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ainda é cedo para previsões alarmantes, mas a primeira semana de "Em Família", nova novela da Globo, não é auspiciosa.

A média de ibope do enredo de Manoel Carlos está na casa dos 30 pontos —de cinco a sete pontos a menos que as estreias anteriores no horário.

Leia todas as notícias sobre "Em Família"

Começou com 33, mas os capítulos em seguida caíram para 29 (cada ponto vale por 65 mil domicílios na Grande São Paulo).

Um dos possíveis motivos para esse início capenga pode ser o enorme tamanho e a triste qualidade de alguns diálogos centrais, especialmente os do casalzinho Bruna Marquezine (Helena, Helena, Heleeeeeenaaaaaa) e Guilherme Leicam, no papel do ciumento com olhar de peixe morto Laerte.


LEVE-OS, SENHOR

"Puxa, a gente se amou tanto ontem e agora você me trata assim (coleguinhas na cantina ouvem e fazem hihihihi); "Vou te amar além da morte, como a fênix..."; "Vou cuidar de você até morrer". Caros leitores, até o momento as falas de Laerte na novela são realmente de matar. Sua Helena também não fica atrás em pieguice, tampouco em bipolaridade. A composição da Helena de Marquezine parece uma mistura de Carminha (Adriana Esteves, em "Avenida Brasil") com Sol (Deborah Secco, em "América"). Ora histérica e exibida ora chorosa. A Globo pode ter se arriscado demais ao colocar como protagonistas nesta fase um casal de atores promissor, porém inexperiente.

SALVADORES DA PÁTRIA

A despeito do tédio atual, o fato de a novela ter fases ocorridas em diferentes épocas é um fator de vantagem: o próximo elenco pode agilizar e recuperar o terreno e ibope perdidos. E tudo indica que a Globo estava preparada para um começo trôpego, pois já estuda antecipar a próxima fase, com Julia Lemmertz como Helena.

MONOTEMÁTICA

Curioso o comportamento da Globo. Durante anos e anos, vetou ou protelou qualquer beijo gay em sua programação. Agora, em menos de 15 dias, coloca beijo gay masculino labial no último capítulo de novela em horário nobre, mostra beijo gay feminino "lingual" em reality show, emite nota oficial explicando que isso se deve ao fato de estar atenta ao "momento da sociedade". Soa ridículo. Pretensiosa, a emissora parece se achar porta-voz de um país inteiro e de cada brasileiro. A verdade é que a "sociedade" tem mais é que esfregar o chão e arrumar a casa, em vez de tergiversar sobre orientação sexual de seus integrantes. Isso é coisa de igreja medieval, não de concessão pública no século 21.


DIREITA VOLVER...

Enquanto a Globo tenta ser moderninha e sair do armário, o SBT dá um exemplo de como a direita do país não é NADA enrustida. Lá vem de novo sua comentarista defender a agressão e humilhação a um bandido no Rio, acorrentado a um poste por uma milícia. É absolutamente humano que vítimas de agressão se sintam vingadas ao ver um agressor subjugado, mas daí a uma concessão pública vir elogiar outro crime em editorial? É o caso de perguntar o que o SBT faria se membros da sociedade passassem a defender a invasão e tomada de TVs com baixa qualidade, que obrigam o público a assistir lixos latino-americanos e, principalmente, que durante décadas mal tiveram jornalismo em sua programação.


PRONTO, PRONTO...

Não é questão de ciúmes de Sabrina, mas, embora negue, Marcos Mion não engoliu ainda a requisição da Record para que seu diretor, o Cesinha, "co-dirija" o futuro programa da ex-humorista do "Pânico". Mion está bravo, isso sim, é com a queda no ibope da Record aos sábados, o que lhe infernizou a vida. Seu programa, "Legendários", tem entrado no ar herdando dois pontos de ibope —atrás até da Band. Depois que começa, demora quase uma hora para a atração chegar na casa dos oito pontos (cada ponto = 65 mil domicílios). Um ano atrás, quando Rodrigo Faro ainda estava aos sábados, Mion entrava no ar em segundo lugar, atrás só da Globo.


SIGNO SOLAR

licenciada, Ana Hickmann só volta à Record no segundo semestre, durante a amamentação do primeiro filho, que deve nascer em abril. A criança deve ter o melhor, o mais fantástico e modesto dos signos (aham...), Áries.

ESQUIZOFRENIA...

O canal History Channel aproveitou o sucesso do programa "Trato Feito" e criou seus filhotes, como o "Trato Feito - Luisiana" e o "Trato Feito - Reino Unido". Porém, agora, em suas chamadas, o canal alardeia novos episódios do "Trato Feito" original como sendo "o único e inigualável". Ou seja, desmente a si mesmo. Vaias.

RECORRÊNCIA

Após perder público, o Comedy Central (filhote da Viacom/MTV) voltou a exibir "trocentos" episódios de "South Park" na programação diária. Palmas para Eric Cartman.

INGRATO

Embora ainda tenha episódios exibidos no Travel & Living, o Grupo Discovery não tem mais qualquer ligação com o rabugento chef e apresentador Anthony Bourdain. Nem mesmo o conteúdo dos episódios o grupo tem feito. Bourdain agora é uma milionária estrela do grupo da CNN.

O VERDADEIRO MILAGRE

O seriado "Milagres de Jesus" simplesmente dobrou o ibope da Record no horário em que é exibido. A média de audiência com a trama cristã fez o canal passar de quatro para nove pontos de média.

Crédito: Divulgação/TV Record
A série "Milagres de Jesus", da Record

HEIN?

Já comentei que cada ponto de ibope vale por 65 mil domicílios na Gran... Já? Seis notinhas atrás? E também na primeira notinha? Desculpem, o colunista está ficando meio gagá.


SOOOOOOOOBE

"Morning Show", da RedeTV!

O programa de amenidades da RedeTV! está leve e fluido e já entrou nas maiores audiências da emissora. Destinado a um público que não aguenta mais ouvir notícias sobre violência e corrupção, o "Morning Show" tem a vantagem de não ser histérico, de ter humor e de não ser sensacionalista. Pode acabar transformando o "TV Fama" num apêndice.

Crédito: Divulgação
Thiago Rocha, Micheli Machado, Zé Luís, Renata Del Bianco e Rodrigo Capella, do Morning Show, da RedeTV!

DEEEEEEEESCE

Inri Cristo, na RedeTV!

Incrível o espaço que a RedeTV! dá para esse arremedo de profeta. Aliás, é o único canal que ainda perde tempo (e espaço) com as bobageiras que esse senhor tem para despejar diante das câmeras. E como ele goooooooosta de câmeras! Vendam um horário para a igreja de Inri Cristo de uma vez.

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias