Ricardo Feltrin

Principais programas da Globo têm queda de ibope; veja lista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aos poucos vão fazendo sentido as profundas mudanças que a Globo fez em vários de seus escalões neste ano.

João Kléber terá 1h30 de "Teste de Fidelidade" nas madrugadas
Thammy Gretchen vai virar mulherão em "Salve Jorge"
Sem torcida, jogo do Corinthians rende melhor audiência do futebol

Uma análise de ibope de seus principais produtos fixos (não incluídos os sazonais como "BBB", "F1", futebol etc.) aponta que a emissora vem sofrendo queda sistemática de audiência na maioria de seus produtos. E não adianta usar a desculpa de que "oh, boa parte das pessoas está assistindo à Globo na internet", porque isso não é verdade.

Os números de visualizações de atrações na internet ainda são muito pequenos para afetar a conta toda. Nem a TV paga ainda conta. O produto importante ainda é, e continuará a ser por um bom tempo, a TV aberta. Vejamos as quedas nas tabelas abaixo, obtidas com exclusividade pela coluna:

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

DRAMATURGIA DAS 21h

Das três novelas no biênio 2011/2012, a única que teve algum ganho foi "Avenida Brasil", com inexpressivo crescimento de 1% no ibope e 5% no share. Mas, certamente, esse ganho já será consumido pela má performance da atual "Salve Jorge".

DRAMATURGIA DAS 18H e 19H

As novelas das 18h e 19h, por sua vez, tiveram marcantes quedas. Entre 2011 e 2012, a novela das 18h perdeu 12% de ibope e 5% de share (share é a participação do programa no número de TVs ligadas; ou seja, do tanto de TVs ligadas àquela hora, X% estavam assistindo a novela tal...). Já a novela das 19h perdeu 10% de audiência e 5% de share. Cada ponto vale por 60 mil domicílios na Grande SP.

AFUNDA! AFUNDA!

De longe, o produto fixo que mais ibope perdeu no último biênio foi o veterano "Esporte Espetacular", que caiu 16% no ibope e 10% no share. Esse seria um motivo da reação do público à presença de Tande que, como excelente jogador de vôlei, é um insosso apresentador.

OUTRO EM QUEDA

Outra atração fixa que chama a atenção por estar tendo má performance é o "Caldeirão do Huck". O programa perdeu entre 2011 e 2012 cerca de 12% de índice de audiência e 6% de share. As mudanças promovidas no "Bom Dia Brasil" também não parecem ter surtido muito efeito: caiu 12% em ibope e 7% em share. Está perdendo fôlego para o "Fala Brasil" da Record, tudo indica.

E TEM MAIS

Crédito: Divulgação
Fátima Bernardes

Ninguém parece ter ficado muito surpreso com a transferência do programa de Fátima Bernardes para o núcleo de Boninho. Já era esperada uma guinada ainda maior rumo à popularização do programa --para alguns, com ar elitista demais.

Pode esperar a partir de agora cada vez mais sambistas e quadros-reality no matinal da Globo. Não se espantem se "Encontro com Fátima" virar uma espécie de cover do "Esquenta", de Regina Casé.

ENQUANTO ISSO, NO SBT...

Há choro e ranger de dentes com a novidade "Chiquititas". Por mais otimistas que diretores estejam, há poucas esperanças de que a nova novelinha atinja os mesmos patamares de "Carrossel", que chegou a levar o SBT perto da vice-liderança novamente.

ENQUANTO ISSO, A RECORD...

Diretores esfregam as mãos de alegria apostando todas as fichas contra a nova novelinha do SBT.

HEIN? O LEITOR FICA FULO COM O USO DO TERMO NOVELINHA?

Mas é uma novelinha. Novelinha. Uma novelinha infantojuvenil, ora bolas. No-ve-li-nha. Vou manter.


QUEM É LEGAL

Novas temporadas do "History Channel"

"Trato Feito Las Vegas", "Trato Feito Louisiania", "Louco por Carros", "Mestres da Restauração", "Caçadores de Relíquias", "Lenhadores"... O History Chanel parece ter encontrado um lugar-comum entre a popularização de sua programação e conteúdo interessante. Por isso, merece voltar a este espaço elogioso.

QUEM IRRITA

Crédito: Marcus Pavão/AgNews
Rodrigo Lombardi

SALVE O RODRIGO, JORGE

Poucas vezes na história da dramaturgia um protagonista foi afastado tão abertamente do primeiro escalão como é o caso de Rodrigo Lombardi, em "Salve Jorge".

Seu personagem praticamente escafedeu-se. Mas, certamente, vai surgir nos minutos finais da trama para ficar com a mocinha.

O enredo de "Salve Jorge" segue em verdadeiro ritmo do afrodescendente com variados distúrbios psíquicos e somáticos.

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias