Celebridades

"NYT" publica reportagem sobre Zé do Caixão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O "New York Times" vai publicar no próximo domingo (23) um perfil sobre José Mojica Marins, 75, o Zé do Caixão. Nesta quarta-feira, o jornal exibiu uma versão da reportagem em seu site.

O "NYT" descreve Mojica como uma "versão sul-americana de Roger Corman, um autor de filmes B cuja filmografia contém referências a Nietzsche e Dante".

"O personagem Zé do Caixão [em inglês ele é conhecido como Coffin Joe] é um coveiro sádico e louco que sempre aparece de uniforme de preto, com cartola, capa e unhas horríveis", descreve o repórter Larry Rohter.

Segundo a reportagem, a obra de Mojica, entre eles "À Meia-Noite Levarei sua Alma" e "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver" serão relançados em DVD com extras e novas legendas. Os filmes, diz o "NYT", "fizeram dele uma figura de culto para os fãs e os criadores do gênero horror em todo o mundo".

A reportagem lembra ainda da perseguição sofrida por Mojica durante a ditadura militar.

Os censores teriam ficado chocados com a "mistura de sangue, sexo e blasfêmia", sobretudo em uma cena de "À Meia-Noite Levarei sua Alma", em que Zé do Caixão zomba de uma procissão da Sexta-Feira Santa.

"Como resultado, vários dos filmes foram mutilados", comentou o crítico da Folha André Barcinski, biógrafo e diretor de um documentário sobre o cineasta.

"As pessoas confundem muito ele com seu personagem, e é culpa dele. Ele usou o personagem para ganhar a vida por 20 ou 30 anos e isso faz com que ele seja um imã para pessoas estranhas se aproximem dele em qualquer lugar", disse Barcinski.

Crédito: Zanone Fraissat/Folhapress Zé do Caixão, personagem de José Mojica
Zé do Caixão, personagem de José Mojica

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias