Celebridades

'Gêmeos do Instagram' criam canal no YouTube para falar sobre preconceito e sexualidade

Irmãos Samuca e Davi do canal "Gêmeos #SQN"
Irmãos Samuca e Davi do canal "Gêmeos #SQN" - Terra fotografia


Ser diferente não é um problema, ter preconceito é. Foi pensando nessa máxima que os irmãos mineiros Samuel e Davi Guimarães criaram o canal "Gêmeos #SQN", que estreia nesta sexta-feira (4), às 20h, no YouTube.

"Os dois loirinhos, quase da mesma idade, sempre nos perguntavam se éramos gêmeos", afirmam. Ao contrário do esperado, a resposta era um sonoro não. Samuel Guimarães, 36, e Davi, 35, brincaram com a pergunta que ouviram a infância toda para dar nome ao canal.

"Somos Gêmeos, só que não", diz Samuca, que dividiu com seu irmão a escola, a família, a faculdade e divide, agora, um grande projeto. Os rapazes, que são homossexuais, querem compartilhar suas experiências além do Instagram, onde começaram sua trajetória com seus perfis pessoais.

"Se com um trabalho tão simples atingimos tantas pessoas, imagine só com uma produção mais bacana", diz Samuca. No YouTube, eles dividem histórias pessoais e falam sobre sexualidade, diversidade e respeito às diferenças.

Davizinho afirma que o canal será para distribuir amor. "Vamos falar dos preconceitos, todos. Seja contra anãos, dentuços, homossexuais, deficientes, negros ou gordos."

O projeto surgiu inspirado na história de vida dos irmãos, que sentiram na pele as dificuldades de serem aceitos pela família e passaram muitos anos separados por preconceito.

Ao se assumir gay, Davi diz que se distanciou da família depois de seu irmão contar para sua mãe sobre sua orientação sexual. "Entendi isso como uma traição, mas, na verdade, ele estava preocupado comigo". Os irmãos ficaram cerca de 12 anos "brigados" e só retomaram a amizade há dois meses. 

Davi diz que o laço familiar se fortaleceu após ler a obra "Propósito - A coragem de ser quem somos", de Sri Prem Baba. O livro aborda anseios íntimos do ser humano e o fez refletir sobre o distanciamento que tinha do irmão mais velho. "O Davi chorou por quatro dias seguidos. Bateu aqui em casa chorando e não parava de chorar", diz Samuca. 

Com a amizade restabelecida, os dois irmãos resolveram criar o canal "Gêmeos #SQN", baseado em um projeto desenvolvido anteriormente por Samuel. Eles também tiveram apoio do consultor de moda Arlindo Grund, 42, e do estilista Ronaldo Fraga, 49.

Os irmãos disseram que há 12 episódios gravados entre entrevistas, relatos de viagem e conversas. Arlindo, famoso por apresentar o programa "Esquadrão da Moda" (SBT), terá um quadro próprio no canal, onde falará sobre tendências de moda.

"As entrevistas são sempre nesse foco de combater o preconceito e reforçar a importância de seguir seus sonhos. Já falamos com Preta Gil, Yara Tupinambá e temos outros convidados especiais também", diz Samuca, jornalista por profissão e ex-apresentador de "Turismo e Aventura" (SBT).

Por ser advogado, Davi diz ter sido um grande desafio ficar de frente com as câmeras. Para ele, incentivar que as pessoas se aceitem é um motivo nobre suficiente. "Uma pessoa que não se conhece não sabe dos próprios sonhos", diz ele. 

Além do canal, os irmãos já distribuíram mais de 200 cópias do livro de Sri Prem Baba, e continuam alimentando suas redes sociais com mensagens positivas. "O objetivo é compartilhar não apenas conhecimentos, com a nossa história, mas também transmitir uma mensagem de entusiasmo e alegria aos nossos seguidores."


Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem