Celebridades

Francesa é eleita Miss Universo 2016; brasileira fica no top 13


Iris Mittenaere
A francesa Iris Mittaenare, coroada Miss Universo 2016 - Bullit Marquez/Associated Press


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A francesa Iris Mittenaere venceu na noite deste domingo (29) a 65ª edição do Miss Universo em cerimônia realizada em Manila, nas Filipinas. Em segundo lugar ficou a miss Haiti (Raquel Pelissier) e em terceiro a miss Colômbia (Andrea Tovar).

Iris é a primeira europeia a conquistar a coroa desde 1990, quando Mona Grudt, da Noruega, venceu o concurso.


Brasil de fora

A brasileira Raissa Santana foi eliminada na seleção do Top 9 durante a competição. Ela era uma das mais cotadas para figurar entre as três finalistas por diversos especialistas, mas acabou ficando entre as 13 primeiras. Estudante de marketing, Raissa tem 21 anos e foi a primeira negra a representar o Brasil na competição em três décadas, sucedendo a gaúcha Deise Nunes que levou o título nacional em 1986.

Nascida em Itaberaba, na Bahia, migrou para São Paulo quando tinha apenas um ano de idade. Por aqui, viveu durante cinco anos, quando sua mãe, após diversas tentativas de melhoria das condições de vida trabalhando como empregada doméstica, resolveu se juntar ao restante dos parentes que moravam em Umuarama, no Paraná. Fixaram-se e foi por lá que venceu o concurso municipal que iniciou sua escalada nas competições de beleza até chegar ao evento mundial.

Em entrevista ao UOL em dezembro passado, ela contou que sofreu bullying quando mais nova. "Me zoavam por ser feia, desengonçada, conta. Eu era uma negra com cabelo cacheado... Hoje eu tenho essa maturidade para entender que havia preconceito racial velado.

Apresentador piadista

Novamente comandando a apresentação, Steve Harvey souber rir de si mesmo. Em dezembro de 2015 virou meme na internet depois do climão por ter anunciado Miss Colômbia como vencedora, quando a campeã era a Miss Filipinas Pia Alonzo Wurtzbach. "Paguei meus pecados pelo ano passado, quando a gente erra o negócio é seguir em frente. Fiz uma cirurgia nos meus olhos, então quando chegar o cartão conseguirei ler direito", brincou durante o início do evento.

Após a apresentação das 86 candidatas, Pia foi a primeira convidada ao palco para falar sobre a importância do título em sua vida, a transformações pessoais consequentes dos trabalhos sociais que realizou no último ano e o novo contrato com a agência de modelos internacional IMG. Logo no início de sua participação, imagens da confusão do ano passado foram transmitidas no telão. Harvey não perdeu a piada. "Em defesa, não foi minha ideia reprisar o que aconteceu", disse, sendo sucedido pelas risadas da plateia. "Como foi ser vice por 28 segundos?", perguntou.

Pia, claro, entrou na brincadeira e agradeceu a Harvey por ter se tornado a Miss Universo mais famosa. "E eu que te agradeço por ter me tornado um apresentador também bastante famoso", completou ele. Ao final do evento, investiu em um par de óculos fundo de garrafa para evitar que qualquer confusão se repetisse no anúncio da nova Miss Universo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias