Celebridades

Roteirista gay oscarizado reclama de discurso de Sam Smith e pede que se afaste de seu noivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um Oscar e duas polêmicas são o saldo da noite de domingo (28) para Sam Smith, 23.

Sua vitória na premiação conseguiu irritar duas vezes os internautas, por passar a perna em Lady Gaga e sua "Til It Happens to You" e por se proclamar, erroneamente, o primeiro gay assumido a levar a estatueta dourada.

"Eu li um artigo do sir Ian McKellen [o Gandalf de 'O Senhor dos Anéis'] há alguns meses e ele disse que nenhum gay assumido já venceu o Oscar. Se for o caso, e mesmo que não seja, quero dedicá-lo à comunidade LGBT do mundo todo", disse o cantor em seu discurso.

Smith se referia a uma entrevista de McKellen —gay assumido e indicado ao Oscar duas vezes, sem vitórias— ao jornal "The Guardian", na qual criticou a falta de diversidade em uma categoria específica: melhor ator.

Antes do cantor britânico, grandes nomes como Elton John, o roteirista Alan Ball e o diretor George Cukor também foram laureados pela Academia de Artes e Ciência Cinematográficas.

Quem não gostou do erro foi Dustin Lance Black, 41. O roteirista, que venceu em 2009 por "Milk: A Voz da Igualdade", reclamou do lapso de Smith em sua página no Twitter.

"Ei, Sam Smith, se você não faz ideia de quem eu sou, talvez seja a hora certa de parar de mandar mensagens para o meu noivo", escreveu, chegando a marcar o perfil do músico no comentário.

Ele ainda encaminhou "um começo" para a elucidação de Smith a respeito da história LGBT: o vídeo de sua vitória na premiação.

O noivo em questão é Tom Daley, 21, famoso atleta britânico de saltos ornamentais, que esteve no Brasil na última semana em preparação para os Olimpíadas do Rio.

Campeão mundial e medalhista olímpico, ele foi eleito o homem mais sexy do mundo pela revista britânica "Attitude" em 2013 —desbancou o jogador David Beckham e o príncipe Harry, entre outros. Daley saiu do armário no mesmo ano.

Dustin Lance Black foi rápido em colocar panos quentes sobre a alfinetada em Sam Smith. Ela suavizou a crítica ao jogar para escanteio o lado pessoal e se concentrar no que chamou de “ponto principal”.

"Conhecer nossa história LGBT é importante. Nos erguemos sobre os ombros de incontáveis homens e mulheres corajosos que pavimentaram o caminho para nós", declarou.

Sam Smith manteve a elegância na resposta. Também no Twitter, justificou o erro afirmando não importar se era o "segundo, terceiro, quarto ou centésimo" homem gay assumido a vencer o Oscar.

"Meu ponto era iluminar a comunidade LGBT, que eu amo tanto", escreveu. "Me desculpe pelo erro, Dustin Lance Black. Farei questão de checar seus filmes."

 
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias