Celebridades

Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg cativa chineses ao falar mandarim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg cativou os chineses ao falar somente em mandarim durante uma sessão de perguntas e respostas na Universidade Tsinghua (Pequim), uma das mais prestigiadas da China.

"Meu mandarim é zao gao [bolo estragado]", disse, usando a expressão que é sinônimo de "horrível". A plateia de estudantes, que não esperava que ele pudesse ir além do "ni hao" (olá), caiu na gargalhada.

Apesar da má pronúncia, das gaguejadas e do vocabulário limitado, ele foi até o fim falando somente em mandarim. Fez até algumas piadas.

Casado com Priscilla Chan, americana de origem chinesa, Zuckerberg, 30, começou a estudar mandarim em 2010 e o pratica diariamente. Com o Facebook bloqueado na China há cinco anos, ele mostrou que não desistiu do país.

Crédito: Tsinghua University/AFP Mark Zuckerberg faz discurso na Universidade Tsinghua
Mark Zuckerberg faz discurso na Universidade Tsinghua

Questionado por um dos estudantes o motivo de ter começado a estudar mandarim, Zuckerberg seguiu um hábito comum entre chineses, dividindo a resposta em partes.

Primeiro, porque queria se comunicar com a família de sua mulher. Zuckerberg contou que a avó de Priscilla ficou surpresa quando ele contou a ela em mandarim que eles iriam se casar, em 2012.

Em segundo, disse que o estudo do idioma é uma forma de conhecer a cultura chinesa. Por fim, afirmou que gosta de desafios.

A performance de Zuckerberg dividiu a opinião de especialistas. Alguns compararam seu domínio do idioma ao de uma criança de 8 anos.

Pode ser que não ajude a convencer o governo a desbloquear o Facebook, mas como ofensiva de charme Zuckerberg acertou em cheio. Chineses adoram quando estrangeiros tentam falar seu idioma.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias