Celebridades

"O português parece uma língua do outro mundo", diz Fatboy Slim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O DJ Fatboy Slim volta ao Brasil para mais uma turnê. O show mais aguardado será em Balneário Camboriú (SC), e será realizado nesta quinta-feira (3).

Trata-se da primeira apresentação no país da Big Beach Bootique, evento que teve início em 2001 na cidade de Brighton (Inglaterra) e elevou as festas de música eletrônica ao nível dos festivais de rock.

Em entrevista à Folha, o ex-baixista do grupo de rock oitentista Housemartins diz que muitas coisas o aproximam do público brasileiro e explicam o fato de ele ter se apresentado tantas vezes no país nos últimos oito anos, sempre para multidões.

Crédito: Divulgação Fatboy Slim
O músico Fatboy Slim, que se apresenta nesta quinta-feira no Brasil

"Proporciono festa e muita celebração em meus shows, e isso me aproxima do Brasil. Tenho um espírito semelhante ao do seu país, que é muito alegre e musical. Desde a primeira vez que estive por aí, surgiu uma relação de amor que só cresceu nesses anos todos".

A Big Beach Bootique é realizada no formato arena e conta com megaestrutura e equipamentos de som e iluminação de última geração no melhor estilo dos festivais de rock. O evento já teve cinco edições realizadas na Inglaterra, sendo que a mais recente gerou um DVD/CD, "Big Beach Bootique 5", recém-lançado.

Camboriú será a única cidade do Brasil a receber esse evento durante a atual turnê. "Fiz os mais diferentes tipos de apresentação aí no Brasil, como shows em várias praias, no Carnaval da Bahia, abrindo para a Shakira etc, procuro sempre fazer coisas diferentes para surpreender o público", explica.

Fatboy Slim trabalhou com Daniela Mercury e se diz fã de Seu Jorge, que classifica como "um cantor de voz sexy e cool". Ele gosta muito de Caetano Veloso e Gilberto Gil e pensa em fazer algum trabalho musical ligado à Copa de 2014 no Brasil. Mas admite ter uma "pequena" dificuldade para concretizar isso.

"Amo o Brasil, mas o meu problema é com a sua língua, que soa para mim como se fosse de outro planeta", diz, rindo.

Quando ainda era conhecido pelo nome Norman Cook, o DJ Fatboy Slim atuou como baixista na banda de rock britânica The Housemartins, que fez sucesso no Brasil nos anos 1980 com a balada "Build". Ele não pensa mais em atuar nessa área.


"Sou melhor DJ do que baixista, sinto-me mais confortável assim. Além disso, sempre achei as turnês de rock muito cansativas".

Com o sucesso do álbum "You've Come a Long Way, Baby" (1998), Fatboy Slim ajudou a música eletrônica a ocupar os primeiros lugares das paradas de sucesso e a chegar ao mainstream pop.

"Esse disco marcou um momento de mudança na música. Eu, Daft Punk, Prodigy e Chemical Brothers conseguimos levar a música eletrônica para a grande mídia, em um tempo no qual a música pop e o rock estavam muito chatos, entediantes".

Para ele, as mudanças ocorridas na indústria fonográfica no início deste século prejudicaram muito os artistas.

"Nada ainda substituiu o que conseguíamos ganhar com a venda de discos. Para você ganhar dinheiro hoje, é preciso incluir suas músicas em filmes, games, TV. Baixar músicas ainda não rende o suficiente. Acho que ainda vai demorar uns bons anos para que se encontre um novo caminho".

FATBOY SLIM- BIG BEACH BOOTIQUE BRASIL
QUANDO hoje (3), a partir das 17h
ONDE praia Barra Sul, Balneário Camboriú (SC)
QUANTO de R$ 40 (meia) a R$ 260 (inteira),
à venda em www.ingressonacional.com.br, ou pelo tel. 0/xx/47/3360-8097

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias