Celebridades

Não julgue para não ser julgada, diz líder de associação gay a Joelma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), pediu respeito em carta aberta a Joelma, da banda Calypso, nesta sexta-feira (3).

A cantora apareceu em vídeo divulgado na quinta (2) na internet aconselhando o fã Michel Mendes a deixar de ser gay para "dar alegria" aos pais. O próprio fã gravou um vídeo para defender a cantora das críticas que acabou recebendo.


O presidente da associação diz que, após assistir à gravação original de Joelma com o fã, pensou em "julgar" a cantora como alguém de "gosto duvidoso". "Mas pensei e falei 'ela deve ser respeitada'. Afinal você conhece o verbo 'não julgueis para não ser julgada [sic]'."

Reis afirma que quer explicar à cantora, que é evangélica, o que entende ser a homossexualidade.

"Quero que entenda, Joelma, que a homossexualidade não é tão simples que se possa dizer 'mude' e pessoa 'mudará'. Não é uma questão de religião, mas sim uma questão de ser. E, como dizia Aristóteles, a finalidade da vida é ser feliz. Deixa o seu fã ser feliz."

Reis enviou carta com conteúdo semelhante, no fim de 2008, à cantora Claudia Leitte. Ela havia dito que "adora gay, mas queria um filho macho". Depois, negou ser homofóbica e disse que era "uma traveca de salto".

POLÊMICA

A assessoria de Joelma foi procurada pela Folha, mas não atendeu aos telefonemas.

Usuários do Twitter se manifestaram contra o "conselho" da cantora, que acabou usando o microblog para se defender. No início da noite de quinta (2), ela disse que foi uma brincadeira.


"Um dos abusadas do calypso q tava brincado comg falando das intimidares deles p mim ficar vermelha e brinquei." Em outro tuíte, comentou: "Se eu fosse preconceituosa meu melhor amigo n seria um gay. Aroldo ( nome de guerra, velany)".

Em entrevista ao programa de Marília Gabriela, no SBT, em abril, a cantora havia comentado a fama de musa gay. "Eu sei que muitos deles gostam do meu trabalho. Acho que é por causa das roupas, a dança também atrai muito esses olhares. Eu tenho alguns amigos também, como meu maquiador", comentou.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias