Bichos

Companheiras para gorila Idi Amin chegam a zoológico de Minas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chegaram nesta sexta-feira ao zoológico de Belo Horizonte (MG) duas gorilas que irão fazer companhia para Idi Amin, um gorila de 38 anos que vive solitário há pelo menos 27 anos.

Veja galeria de imagens dos gorilas

Idi ou Grandão, como é conhecido, é uma das principais atrações do zoológico de Belo Horizonte, onde chegou em 1975. Até agora, Idi era o único gorila da América do Sul ainda virgem.

As gorilas Imbi e Kifta têm 11 anos, são da mesma subespécie de Idi, e vieram da Inglaterra depois de uma longa busca e negociações internacionais, que envolveram até o Ministério das Relações Exteriores.

Crédito: Arquivo Fundação Aspinall Solitário, gorila Idi Amin, de 38 anos, vai receber duas companheiras no zoológico de Belo Horizonte, em Minas

Imbi e Kifta foram cedidas provisoriamente ao zoológico pela Fundação Aspinall, que administra dois zoológicos na Inglaterra e tem duas bases na África. A permanência delas vai depender da adaptação.

O processo de aproximação de Idi e suas possíveis companheiras é longo. Imbi e Kifta estão numa área isolada, longe do público, onde irão se adaptar ao clima, aos novos tratadores e à nova rotina por um período entre 30 e 60 dias. Neste período, elas passarão por exames veterinários e serão acompanhadas de perto.

Só depois terão um primeiro contato com o Grandão --Idi tem 1,80 m de altura e pesa 200 quilos. Inicialmente, o contato será visual e olfativo. Os animais ficarão separados por uma grade que permitirá também o toque de patas entre eles.

Os gorilas só passarão a dividir o mesmo recinto quando os técnicos avaliarem que eles já estão preparados. Segundo o zoológico, esse processo deve durar, ao menos, 90 dias.

Os gorilas são animais que, na natureza, costumam viver em grupos. Segundo a bióloga Rizzia Dias Botelho, a chegada das duas fêmeas tem como objetivo o bem-estar de Idi. Mas todos no zoológico torcem por um possível filhote.

"O primeiro objetivo de formar um grupo é o bem-estar do animal. Possibilitar a interação com indivíduos da sua espécie é muito bom para o animal. Daí a gente torce por um processo reprodutivo", disse a bióloga.

Segundo ela, há registros de gorilas reproduzindo até 45 anos de idade. Aos 11 anos, Imbi e Kifta estão entrando no período reprodutivo. Em cativeiro, a expectativa de vida de um gorila é de 50 a 55 anos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias