Bichos

Marmotas discordam sobre duração do inverno nos Estados Unidos no 'Groundhog Day'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As marmotas de Nova York e Pensilvânia não chegaram a um acordo nesta segunda-feira (2) sobre a chegada da primavera nos Estados Unidos, na tradicional cerimônia conhecida como "Groundhog Day", que foi o tema central na comédia "O Feitiço do Tempo" (sucesso de 1993 com Bill Murray).

De acordo com a primeira, o inverno será mais curto, mas a colega da Pensilvânia acredita que a estação será mais longa.

Phil, a marmota de Punxsutawney (Pensilvânia), onde desde 1887 é celebrado este curioso prognóstico, viu sua sombra pela manhã, o que significa, pela tradição, que o inverno durará seis semanas a mais.

"Os prognósticos abundam na internet, mas Punxsutawney Phil segue sendo a melhor aposta", declarou o presidente do Inner Circle de Punxsutawney, Bill Deeley, dando crédito ao animal.

Em contrapartida, a marmota Chuck, de Staten Island, sul de Nova York, não viu sua sombra, o que indica uma chegada mais rápida da primavera.


"Chuck diz que a primavera chegará cedo! Quero agradecer a Chuck por esta boa notícia. Finalmente nos entendemos", declarou o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, durante a cerimônia no zoológico de Staten Island.

Este ano, De Blasio não pegou nos braços a marmota para evitar repetir o acidente de 2014, quando o animal caiu no chão e morreu semanas depois.

Uma terceira marmota, Chuckles, de Manchester (Connecticut, noroeste), também viu sua sombra, coincidindo com o prognóstico de Punxsutawney Phil.

Segundo uma velha lenda alemã, se uma marmota vê sua sombra em 2 de fevereiro, o inverno durará mais seis semanas. Se não, a primavera chega mais cedo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias