Bichos

Prefeito de Nova York pode estar envolvido em misteriosa morte de marmota

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A morte de uma marmota famosa, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, e um caso de falsidade ideológica animal compõem a melhor história da imprensa nova-iorquina nesta semana.

Em fevereiro deste ano, um vídeo que ficou rapidamente popular mostrava de Blasio tentando segurar uma marmota durante um evento, mas deixando o animal cair.

Somente agora, meses depois, o tabloide "New York Post" veio com a revelação: a marmota morreu, um semana depois do incidente, vítima de lesões internas "condizentes com uma queda".

O animal em questão seria Chuck, um roedor do zoológico de Staten Island, famoso por prever, a cada ano, qual será a duração do inverno de Nova York.

A superstição funciona assim: se no dia 2 de fevereiro, no nascer do Sol, a marmota vir sua sombra e se assustar com ela, o inverno será seis semanas mais longo. Se isso não acontecer, a primavera vem mais cedo. A lenda ganhou fama e prestígio no cinema em "Feitiço do Tempo" (1993), com Bill Murray.


A morte causada pela queda do animal das mãos do prefeito (que tem 1,96 m de altura) foi encoberta pelo zoológico, assim com um outro pequeno detalhe: a marmota que participou do evento com De Blasio era uma impostora.

Sim, Chuck está vivo! Mas Charlotte, sua companheira que o substituiu no evento, foi quem, de fato, morreu.

Explica-se: em 2009, Chuck mordeu o então prefeito Michael Bloomberg durante o evento. Para evitar que incidente se repetisse logo no primeiro ano de De Blasio, ele foi substituído por Charlotte.

Fontes do "Post" dizem que o zoológico não torna pública a informação de que usa "marmotas substitutas" para proteger a "marca da marmota".

A Prefeitura de Nova York foi informada pelo próprio jornal da morte da marmota. "Nós não sabíamos que Chuck [que era Charlotte] de Staten Island havia morrido, mas sentimos em saber da perda", disse o porta-voz Phil Walzak.

O zoológico jura que o culpado pela morte não foi o prefeito e diz que o animal foi examinado após a queda e não apresentou nenhum problema de saúde.

Fontes dizem que no ano que vem Chuck será novamente substituído, desta vez, pela filha do casal, também chamada de Charlotte.

Confira o vídeo do suspeito acidente com o prefeito.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem