Bichos

Irã envia macaco ao espaço e missão é realizada com sucesso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Irã enviou nesta segunda-feira (28) um macaco ao espaço a bordo de uma cápsula e o recuperou após o pouso, anunciou o canal em árabe da rede de televisão iraniana Al Alam, citando fontes do ministério da Defesa.

"O Irã lançou uma cápsula, batizada Pioneira, com um macaco dentro a 120 km de altitude e recuperou o carregamento sem danos", indicou a Al Alam citando a Organização da Indústria Aeroespacial do ministério da Defesa iraniano.

Crédito: AFP ORG XMIT: IRA100 An image grab taken from Iran's Al-Alam TV on January 28, 2013, shows an Iranian scientists at an unknown location holding a live monkey which the Tehran-based Arab-language channel said they sent up into space in a capsule and later retrieved intact. Al-Alam said the monkey was "alive" after traveling to an altitude of 120 kilometres (75 miles) for a sub-orbital flight as part of "preparations for sending a man into space," which is scheduled for 2020. AFP PHOTO/AL-ALAM TV ==RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / AL-ALAM TV" - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS ==
Canal de TV iraniano, Al-Alan, mostra cientista preparando macaco para ser lançado ao espaço

A cápsula foi lançada por um foguete Kavoshgar, de fabricação iraniana. O país já havia tentado, em 2011, fazer o lançamento ao espaço da cápsula com uma carga viva, mas a tentativa falhou na ocasião.

O presidente Mahmoud Ahmadinejad afirmou diversas vezes que o Irã pretende lançar um voo tripulado ao espaço até o ano de 2020.

O lançamento de foguetes é mais uma circunstância que preocupa Israel e os países ocidentais, pois suspeitam que encubra testes para mísseis nucleares.

O motivo da suspeita é o mesmo do programa espacial da Coreia do Norte. Teerã nega a acusação, assim como as pretensões militares de seu programa nuclear.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias