Macacos ganham presentes de Natal no zoo de SP
O Papai Noel chegou mais cedo para os macacos do zoológico de São Paulo. Na manhã desta terça-feira, eles ganharam seus "presentes de Natal".
Veja mais fotos dos chimpanzés e seus presentes
A alimentação diária, entregue em seus recintos, veio acompanhada de faixas de Feliz Natal, caixas de presente e outros brinquedinhos.
A surpresa foi organizada pelos funcionários do Programa de Enriquecimento Ambiental, que pintaram até Papais Noéis à mão nas piñatas (bolas ocas feitas de papier maché) e faixas.
O grupo de dez chimpanzés foi o primeiro a ganhar os mimos. Logo que entraram no recinto eles foram à loucura, gritando e a agarrando o que viam pela frente.
As faixas foram o primeiro alvo: os primatas os balançavam no ar, colocavam na cabeça e arrastavam pelo gramado. Um deles chegou até a fazer um buraco no tecido e vesti-lo.
As caixas de papelão em formato de presente foram as próximas. As folhas secas que estavam dentro eram jogadas ao alto com força.
Ao lado, o babuíno apelidado pelo "F5" de Homer Simpson foi mais contido. Ele foi sem pressa procurar comida e logo sentou em sua escada de madeira.
Desde julho, quando o "F5" conheceu o macaco, Homer emagreceu e se mostrou mais bem disposto, mas continua preferindo a solidão.
Por causa disso a comida encontrada dentro das três bolas natalinas eram as mesmas da sua dieta habitual.
O programa de Enriquecimento Ambiental começou em 2002 com o objetivo de quebrar a rotina dos animais em confinamento.
Os eventos acontecem semanalmente e eventualmente são relacionados a temas.
"Todo enriquecimento afeta o animal de alguma forma, mesmo que ele despreze a novidade, é bom para sabermos o que ele não gosta", explicou Oriel Nogali, assistente de biologia do programa.
Segundo Nogali, os primatas, elefantes e felinos são os que mais interagem com os enriquecimentos.
Até o fim da semana os outros animais do zoológico também vão ganhar presentinhos.
Comentários
Ver todos os comentários