Pandas gigantes são entregues 'pelo Correio' para Escócia
Uma megaoperação envolvendo uma empresa de transporte de carga dos EUA e os governos do Reino Unido e da China terminou no domingo (4), com a chegada de um casal de pandas gigantes a Edimburgo, na Escócia.
Os animais, ambos de oito anos, foram transportados em um Boeing 777F fretado pela FedEx. A aeronave, batizada de "Panda Express" e customizada com uma imagem da espécie, fez o percurso sem escalas entre a China e o Reino Unido.
As negociações para a ida de Tian Tian (Doçura) e Yang Guang (Raio de Sol) levaram quase cinco anos. Funcionários do zoológico de Edimburgo, onde eles ficarão, descreveram a vinda dos bichos como "histórica".
Há 17 anos o Reino Unido não tinha um exemplar de panda gigante, animal que corre um alto risco de extinção e cuja população na natureza não deve chegar aos 2.000 indivíduos, de acordo com conservacionistas.
Os pandas gigantes têm tratamento de estrela pelo governo chinês, que costuma doá-los ou emprestá-los a outros países.
A Real Sociedade dos Zoológicos da Escócia pagará ao governo da China 600 mil libras anuais pelo empréstimo dos pandas. Os gastos com importação de bambu para a alimentação dos bichos não estão incluídos nessa conta.
Comentários
Ver todos os comentários