Bichos

Pesquisa acha 'parente' de esquilo personagem de filme

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Scrat, o esquilo com dentes de sabre da série "A Era do Gelo", existiu mesmo e era argentino. Ou quase.

A sisuda revista "Nature" fez a analogia ao divulgar a descoberta, mas o bicho em questão só parece esquilo. Trata-se, na verdade de um dos mais antigos mamíferos da América do Sul, o Cronopio dentiacutus, de 100 milhões de anos.

Estudo faz o mais completo mapeamento da extinção na Era do Gelo

Crédito: Efe O "Cronopio dentiacutus" (acima) é um dos mais antigos mamíferos da América do Sul, com 100 milhões de anos
O "Cronopio dentiacutus" (acima) é um dos mais antigos mamíferos da América do Sul, com 100 milhões de anos

Ele conviveu com os dinossauros e está sendo descrito na edição desta quarta-feira da revista. E dá-lhe referências à ficção.

Mais refinados, os pesquisadores argentinos que descobriram o bicho homenagearam seu conterrâneo, o escritor Julio Cortázar, já que o ficcionista inventou os cronópios, criaturas mitológicas que aparecem em obras como "Histórias de Cronópios e de Famas", de 1962.

É provável que o mamífero não compartilhasse da obsessão por nozes do personagem do desenho. O focinho afilado e a dentição sugerem que ele comia insetos.

Quase não há registros bem preservados de mamíferos daquela era na América do Sul. Por isso, o bichinho com crânio que chegou até nós abre uma janela para entender a fauna da época.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias