Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?
Descrição de chapéu Natal

Saiba o que é o Boxing Day, feriado pós-Natal que virou tradição em alguns países

Teorias dizem que data tem origem religiosa, mas esporte e comércio ganharam espaço

Público aproveita feriado tradicional e os descontos no comércio para trocar presentes de Natal - Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para os brasileiros, o dia 26 de dezembro é só um dia após o Natal. Ele pode ser usado para algumas atividades relacionadas à data: trocar presentes que deram errado, passar mais tempo com a família ou consumir aqueles produtos que teimaram em sobrar da ceia.

Porém, para a população de alguns países de língua inglesa, a data é chamada de Boxing Day e tem uma relação mais com as comemorações natalinas. Trata-se de um feriado bancário e religioso, já que cai no Dia de Santo Estêvão (o primeiro mártir do cristianismo).

Quem também entrou na história foi o comércio, que aproveita a data para atrair o público com preços baixos e promoções. Mas, quem ganha destaque mesmo é o futebol. Inglaterra, Escócia, Irlanda, País de Gales, Austrália, Nova Zelândia e Canadá costumam celebrar a data com estádios cheios e famílias reunidas para assistir aos jogos.

Há algumas teorias para explicar o surgimento do feriado. Uma delas é que, na Idade Média, as igrejas arrecadavam dinheiro em caixas (box, em inglês) que eram abertas no dia seguinte ao Natal.

Outra explicação diz que a tradição é ainda mais antiga: teria surgido no século 10, quando o rei Venceslau alimentou um morador de rua, no dia 26 de dezembro.

Tem também aqueles que dizem que os nobres usavam esse dia para dar presentes, como caixas de comida e fruta, aos empregados como recompensa pelo trabalho.

A conexão com o futebol começou em 1860, quando os times Sheffield FC e Hallam FC, os mais antigos do mundo, disputaram uma partida. Neste ano, por exemplo, a data marca o retorno do campeonato inglês após a pausa para a Copa do Mundo, e quatorze equipes entram em campo.

Nomes conhecidos do futebol internacional, como Harry Kane e Heung-min Son, e do futebol brasileiro, como Lucas Paquetá, participam da competição.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem