Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Bebel Gilberto pisa na bandeira do Brasil em show: 'Acham que estou orgulhosa de ser brasileira ou não?'

Vídeo, gravado na Califórnia, foi divulgado pelo ex-secretário Mario Frias

Bebel Gilberto encostada numa parede colorida, de short e camisa social branca; ao seu lado, um cachorro pequeno, em posição de alerta, sobre o braço de um sofá azul
Bebel Gilberto posa pouco antes do show, na Califórnia - Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Em turnê pelo Canadá e Estados Unidos, Bebel Gilberto protagonizou um momento polêmico no show que apresentou na última terça-feira (19), na Califórnia. Ao receber uma bandeira do Brasil de uma pessoa da plateia, a cantora a joga no chão e começa a sambar em cima. Os gestos também remetem ao movimento de quem está usando o pavilhão como pano de chão -pelas imagens, cabem as duas interpretações.

"Desculpe fazer isso. Mas... [acham que] eu estou feliz de ser brasileira ou não?", diz, em inglês. Ouvem-se alguns "Yes" e "No", além de assovios e berros vindos do público. Bebel então emenda cantando "Bananeira" e não fala mais no assunto.

O vídeo foi compartilhado por Mario Frias, ex-secretário de Cultura de Jair Bolsonaro. Na legenda, com erros de grafia e concordância, ele escreve: "Esta é Bebel Gilberto, filha do compositor João Gilberto, sobrinha de Chico Buarque. Vejam o q ela fez com a bandeira do Brasil recebida de um expectador (sic) em San Francisco (...). Essa gente não sente nada pelo Brasil. Gostam apenas de se beneficiar do que o povo pode lhes proporcionar."

É uma menção de Frias à Lei Rouanet, mecanismo de captação de recursos criticado por ele e pelo bolsonarismo. A lei de incentivo à cultura, enfraquecida durante sua gestão, costuma ser classificada como "mamata" pelo ex-secretário que, no entanto, também recorreu a ela para montar uma peça. Reportagem da Folha mostrou que tanto Frias quanto Regina Duarte, sua antecessora no cargo, fizeram uso do mecanismo que hoje tanto atacam.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem