Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Mulher aspira broca no dentista e tem cirurgia marcada um mês após incidente

Caso aconteceu em Lajes (RN); filho relata apreensão

Imagem da radiografia da broca no pulmão de paciente
Imagem da radiografia da broca no pulmão de paciente - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma mulher de 55 anos de nome Iolanda Mariano de Melo Simplício está desde o dia 26 de julho com uma broca de dentista dentro do pulmão. Após não conseguir ser operada por falta de equipamentos nos hospitais públicos da cidade, finalmente ela teve a cirurgia marcada para esta quinta-feira (26).

A informação foi passada pela prefeitura do município de Lajes (RN) e confirmada pelo F5 com Rohnhalyson Mariano, filho dela. Segundo ele, os 30 dias após o incidente foram de pura apreensão.

“Quando apareceram esses problemas nos hospitais públicos por falta de aparelhos e outros quebrados eu me aperreei, pois a broca não pode ficar muito tempo no corpo. A gente ficou apreensivo, passava os dias e nada de uma resposta. Mas agora parece que vai dar certo”, afirma.

Imagem da radiografia da broca no pulmão de paciente
Imagem da radiografia de Iolanda com broca no pulmão - Reprodução

O caso aconteceu quando Iolanda foi extrair um dente no dentista. Em um determinado momento, a broca do aparelho utilizado pelo profissional foi aspirada e foi parar no pulmão da mulher. Esse dentista foi demitido.

De acordo com a prefeitura de Lajes, dias depois do ocorrido, Iolanda passava pelos primeiros exames. Em seguida, um cirurgião torácico a encaminhou para outro hospital para cirurgia.

Porém, um dos equipamentos quebrou e a operação foi adiada para o dia 11 de agosto. Mas na data em questão o aparelho ainda não havia sido consertado. Então, um novo dia foi passado para a família: 18 de agosto.

Mas no dia da cirurgia, foi revelado que não havia previsão para o conserto do equipamento e a operação ficou suspensa mais uma vez. A Prefeitura afirma que começou a tentar encaixar Iolanda em hospitais particulares até que conseguiu. A data será esta quinta-feira (26) com todo o valor pago pela secretaria de Saúde da região.

Mesmo com a data, Rohnhalyson Mariano diz que ainda não tem a certeza de que haverá a cirurgia. “Ainda não sei a hora nem o hospital, mas já nos ligaram para avisar que será feito”, conta.

“Minha mãe está bem, na medida do possível. Estamos em casa aguardando. Ela sente dores ao tossir. A cirurgia será delicada, mas se Deus quiser tudo dará certo”, conclui.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem