Feito inédito: Alpinistas nepaleses alcançam o topo do K2 no inverno
Montanha considerada o 2º pico mais alto do mundo nunca havia sido escalada no inverno
Uma equipe de alpinismo do Nepal realizou, neste sábado (16), um feito inédito e grandioso: a primeira subida de inverno do K2, o segundo pico mais alto do mundo, com 8.611 metros. Essa era a única montanha de mais de 8.000 metros que nunca havia sido escalada no inverno.
“Estamos orgulhosos de ter participado dessa história e de mostrar que a colaboração, o trabalho em equipe e uma atitude mental positiva ultrapassam os limites do que acreditamos ser possível”, disse Nirmal Purja, integrante da expedição, em sua conta do Instagram. Ex-soldado das forças especiais britânicas, ele foi o líder da equipe, ao lado de Mingma Gyalje Sherpa, outro nome importante do montanhismo nepalês.
O cume do K2, localizado no Karakoram, um dos relevos mais perigosos do mundo, foi escalado por dez alpinistas, que cantaram o hino nacional e fincaram a bandeira de seu país no alto da montanha.
As condições extremas do K2 lhe renderam a fama de "montanha selvagem", com ventos violentos que podem chegar a 200 km/h e temperatura que pode cair a -60°C no cume da montanha.
Infelizmente, enquanto os nepaleses comemoravam a conquista, ocorreu uma tragédia no local. O espanhol Sergi Mingote morreu após cair em uma fenda, ao descer de um campo intermediário para a base da montanha.
Os italianos Lino Lacedelli e Achille Compagnoni escalaram o K2 pela primeira vez em 1954. Ninguém, desde então, jamais havia escalado acima de 7.650 metros.
ERRAMOS: O conteúdo desta página foi alterado para refletir o abaixo
O espanhol Sergi Mingote não fazia parte da equipe nepalesa. O texto foi corrigido.
Comentários
Ver todos os comentários