Você viu?

Puxado por Porsche, ciclista alcança 280 km/h e bate recorde no Reino Unido

Neil Campbell, 45, bateu recorde de velocidade ao atingir 280,55 km/h
Neil Campbell, 45, bateu recorde de velocidade ao atingir 280,55 km/h - BBC News/Worldreach
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu BBC News Brasil

Um britânico estabeleceu um novo recorde de velocidade no ciclismo masculino, no último sábado, ao ultrapassar a velocidade de 174 mph (280 km/h) na pista de um aeroporto.

Neil Campbell, 45, quebrou o recorde anterior –de 167 mph (268 km/h)– usando uma bicicleta personalizada, avaliada em 15 mil libras (cerca de R$ 72 mil).

A bicicleta foi puxada por um Porsche Cayenne pela pista do aeroporto de Elvington, no norte da Inglaterra, e separada do veículo após ganhar impulso, cruzando o sensor de velocidade com sua própria força. O recorde anterior, que pertence a um ciclista holandês, foi registrado em 1995.

O arquiteto de Essex, no Reino Unido, disse que estava "animado e aliviado" ao ter atingido a velocidade mais rápida do ciclismo (masculino) em zona de baixa resistência do ar, chamada de vácuo. O marcador de velocidade registrou 174,33 mph (280,55 km/h).

Um acessório foi adicionado à parte de trás do Porsche para ajudar a puxar Campbell ao longo da pista
Um acessório foi adicionado à parte de trás do Porsche para ajudar a puxar Campbell ao longo da pista - BBC News/Worldreach

"A equipe trabalhou incrivelmente bem", afirmou Campbell, que está sendo chamado pela imprensa especializada de "o homem mais rápido em cima de uma bicicleta".

A bicicleta foi desenvolvida especialmente para o desafio. Com design alongado, foi inspirada em uma tandem (para duas pessoas) e construída com as peças de uma motocicleta de motocross.

Havia uma grande estrutura anexada à traseira do Porsche, para ajudar Campbell a ganhar velocidade ao longo da pista de 3,2 quilômetros. "A Porsche gasta milhões testando seus carros em túnel de vento, e o que fizemos foi colocar uma grande caixa de Tupperware na parte de trás", brincou.

Campbell usou um traje de proteção de pele de canguru durante o desafio. As evidências do novo recorde serão submetidas agora ao Guinness World Records, o livro dos recordes.

O próximo desafio de Campbell é tentar alcançar no ano que vem 220 mph (354 km/h) em uma pista de seis milhas (9,6 quilômetros) no Deserto de Sal de Bonneville, em Utah, nos EUA.

"Este foi um projeto de cinco anos, e o recorde foi o ápice de uma parte dele. Estamos limitados pelas finanças e o orçamento a fazer o que podemos. Nosso plano agora é ir para Bonneville e usar uma pista de teste mais longa."

BBC News Brasil
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem