Você viu?
Descrição de chapéu gay Anitta funk

Saiba quais são as perguntas mais buscadas sobre a Parada LGBTQ

Evento que acontece neste domingo será transmitido ao vivo pelo YouTube

Imagem da Parada Gay de São Paulo em 2017, na av. Paulista
Imagem da Parada Gay de São Paulo em 2017, na av. Paulista - Bruno Santos/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Parada LGBTQ acontece neste domingo (3), em São Paulo, com a presença de vários artistas e cerca de 18 carros alegóricos.  Neste ano, Anitta será um dos destaques, além de Pabllo Vittar, Preta Gil, Glória Groove, Mulher Pepita, Lia Clark e April Carrion.

A apresentação da festa será conduzida pela drag queen Tchaka, que apresenta a Parada Gay pelo quarto ano consecutivo.​ A primeira edição do evento foi 1997. Para ser mais inclusiva, a festa deste ano terá uma comitiva de deficientes físicos, intérpretes em libras e um balé formado por cadeirantes.

A Parada LGBTQ também será transmitida ao vivo no YouTube, em uma live comandada pela drag queen Lorelay Fox, de integrantes do canal das Bee e Diva Depressão, e influenciadores digitais. Saiba  quais são as perguntas mais buscadas no Google sobre o evento nos últimos 12 meses.

O que significa orgulho LGBT?
LGBT é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis, xuais e Transgêneros. O "Q", que aparece ao final algumas vezes, diz respeito ao termo "Queer", termo utilizado para designar pessoas que não seguem o modelo binário de gênero (ou seja, não se identificam como homem ou mulher).
O Orgulho LGBT é o conceito que defende que pessoas que não se sintam representadas pelos padrões heteronormativos devem se orgulhar da sua orientação sexual e sua identidade de gênero. O movimento também acredita que a diversidade é uma dádiva e a orientação sexual não pode ser mudada ou curada. 

Quando é o Dia do Orgulho LGBT?
O Dia do Orgulho LGBTQ é celebrado mundialmente no dia 28 de junho. 

Como surgiu o dia do orgulho LGBT?
A data surgiu em homenagem a um incidente que aconteceu em Nova York, em 1969. Naquele dia, gays, lésbicas e transexuais que frequentavam o bar Stonewall Inn, enfrentaram a polícia local contra uma série de batidas policiais que aconteciam no bar com frequência. 
O levante contra a perseguição policial aos LGBTQ durou mais duas noites e passou a ser lembrado anualmente como o dia do Orgulho LGBTQ. 

O que significa a palavra sexista?
Sexismo é um termo utilizado para se referir a diferentes tipos de discriminação de gênero e é mais comumente utilizado para a misoginia (ódio ou aversão à mulheres). Uma pessoa machista, por exemplo, é uma pessoa sexista porque discrimina mulheres. A homofobia, preconceito com gays, lésbicas, bissexuais e transexuais, pode ser considerada um tipo de sexismo.
 

Por que a bandeira colorida é o simbolo do LGBT?
A bandeira LGBT foi criada pelo designer Gilbert Baker, em 1978, para o Dia de Liberdade Gay de San Francisco, na Califórnia (EUA). Originalmente, fora pintada com oito cores (rosa, raranja, amarelo,  verde, turquesa, anil e violeta). 
Segundo o site português da comunidade LGBT, a bandeira hoje contém seis cores e cada uma delas tem um significado, sendo elas: roxo significa o espírito, o desejo de vontade e a força, azul significa as artes e o amor pelo artístico, verde simboliza a natureza e o amor pela mesma, amarelo simboliza o sol, a luz e a claridade da vida, laranja simboliza a cura e o poder, vermelho que significa o fogo, a vivacidade.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem