5 curiosidades sobre o coelhinho que é ícone da Playboy
Uma das perguntas que muitos fazem é: o que tem a ver um coelho preto com as mulheres nuas da revista "Playboy"?
O coelhinho de gravata borboleta da revista "Playboy" é um dos símbolos mais icônicos do mundo. Ele permanece o mesmo desde que a segunda edição da revista chegou às bancas, em 1953.
A primeira versão da logo foi um desenho de Arv Miller e mostrava um cervo.
Isto porque, inicialmente, a revista seria chamada de "Stag Party", que em tradução literal significa "Festa do Cervo" e é o nome em inglês dado às despedidas de solteiro.
O nome original, no entanto, não prosperou, porque havia outra revista com o nome "Stag".
E então o cofundador da empresa. Hugh Hefner —morto na quarta (27) de causas naturais aos 91 anos —e Eldon Sellers, vice-presidente executivo, decidiram buscar juntos um novo nome para a revista.
O nome "Playboy" ocorreu a Sellers porque, em algum momento, sua mãe havia trabalhado em uma empresa chamada Playboy Automobile Company.
Com o novo nome da revista definido, veio o novo logotipo desenhado por Art Paul.
1. Conotação humorística e sexual
Segundo o ilustrador, o coelho representa o caráter divertido, lúdico e encantador da revista.
Os coelhos são brincalhões, uma característica que aparentemente combinava com o espírito da publicação.
O coelho foi escolhido também por uma "conotação humorística e sexual", uma vez que esse animal é conhecido por ter uma vida sexual ativa.
2. "As garotas se parecem com coelhos"
Art Paul declarou a veículos de imprensa que, entre outras razões, escolheu o coelho porque este "é um animal vigoroso, tímido, vivaz, saltitante, sexy".
"Primeiro, ele te cheira; depois, foge; mais tarde volta e desperta a vontade de carícias, de brincadeiras. Uma garota se parece com um coelho. É alegre", acrescentou.
O ilustrador comentou que um bom exemplo do sentido do coelho e da revista é a escolha da "garota do mês" pela publicação.
"Não é uma garota sofisticada que você nunca poderia ter. Não nos interessam as mulheres misteriosas, difíceis. Não nos interessa a femme fatal ("mulher fatal" em francês) que está triste".
Então, qual é o tipo de mulher buscada?
"A garota da Playboy não usa renda ou roupas íntimas. Ela está nua, bem banhada com sabão e água, e está feliz".
3. A cor preta
O coelho da "Playboy" é preto porque remete ao luxo, ao profissionalismo e à classe.
Como em um traje formal e elegante, não precisa de cores. Por esse motivo, seu criador crê que o negro sólido e sem matizes representa muito bem a imagem da revista.
4. Logo em avião militar
Nos anos 50, a logo foi utilizada como a insígnia do avião militar do esquadrão Navy VX-4.
5. O ponto final
Outro dado curioso é que, inicialmente, a imagem estilizada do coelho seria usada somente como uma espécie de ponto final para cada artigo da revista.
No entanto, os diretores decidiram que ela funcionava bem e devia ter um lugar de maior destaque.
À medida que passaram os anos, a imagem do coelhinho da "Playboy" se tornou um ícone e hoje é usado em camisas, isqueiros e todo tipo de produto —gerando uma importante fonte de renda para a empresa.
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