Você viu?

Comediante acusa YouTube de censura após piada com gordos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Uma comediante que fez piadas sobre pessoas obesas acendeu uma polêmica sobre censura no YouTube, depois de afirmar que teve seu canal suspenso pelo site.

Nicole Arbour fez um vídeo chamado "Queridas pessoas gordas", no qual ridicularizava pessoas acima do peso.

Ela alega ter sido censurada após ter seu canal suspenso —enquanto outros a acusam de ter deletado seu próprio canal para conquistar simpatia e notoriedade.

Crédito: Getty/BBC  Comediante canadense Nicole Arbour tem mais de 500 mil seguidores no YouTube e Facebook
Comediante canadense Nicole Arbour tem mais de 500 mil seguidores no YouTube e Facebook

A BBC apurou, porém, que o canal foi suspenso automaticamente por causa do grande número de denúncias de usuários do YouTube. Depois das reclamações, o canal de Arbour foi restaurado.

Leia mais:
A melhor maneira de desmascarar um mentiroso
Papa Francisco facilita e barateia anulação de casamento na Igreja
Como passar o resto da vida 'de férias'

'GORDOFOBIA'

Nicole Arbour é uma comediante canadense que usa o YouTube e o Facebook para divulgar vídeos curtos para os seus seguidores —atualmente, mais de 500 mil pessoas acompanham o seu trabalho nesses canais.

Em um vídeo polêmico, que foi visto mais de 21 milhões de vezes, Arbour descreve encontros com pessoas gordas.


"Gordofobia não é algo que existe. Os gordos inventaram isso. Se nós ofendemos tanto vocês a ponto de fazer vocês perderem peso, não vejo problemas nisso. Vocês estão se matando", diz ela no vídeo.

Após a publicação do vídeo no YouTube, Arbour enfrentou uma onda de críticas nas redes sociais.

POLÊMICA

Whitney Way Thore, estrela do reality show americano "My Big Fat Fabulous Life", disse que a gordofobia era "parte de um problema maior, que seria a vergonha do corpo", algo que todo mundo no planeta, segundo ela, já sentiu.

"Você não pode comentar a saúde, o físico ou outra coisa de alguém apenas pelo que vê nessa pessoa", disse.

Crédito: Megan Tonjes Cantora Meghan Tonjes disse que o vídeo era 'prejudicial'
Cantora Meghan Tonjes disse que o vídeo era 'prejudicial'

A cantora Meghan Tonjes afirmou que o vídeo era "prejudicial" e comentou: "Eu sei como é ser uma adolescente e ver algo desse tipo".

Já o vlogger skagg3 defendeu a comediante e o direito de livre expressão. "Valorizo a troca livre de ideias mais do que eu valorizo os meus sentimentos pessoais."

RESPOSTA

Depois da polêmica, Arbour postou outro vídeo no YouTube dizendo não se importar com o fato de suas piadas terem ofendido algumas pessoas.

Grace Helbig, comediante e atriz com mais de 2 milhões de seguidores no YouTube, disse que os comentários da comediante foram "malvados". "A comédia pode ser uma ferramenta muito poderosa. Espero que possamos usar isso de uma maneira mais respeitosa. Eu gostaria que a gente pudesse apenas respeitar uns aos outros como seres humanos".

"Quanto mais você diz o que que quer sem se preocupar com os sentimentos das pessoas, menos te considero uma comediante, apenas te vejo como uma pessoa malvada."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias