Você viu?

Barata em pizza causa comoção e fecha rede Domino's no Peru (imagens quase fortes)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Ainda não há data para a reabertura das lojas da Domino's em território peruano

Uma barata encontrada em uma fatia de pizza da rede Domino's no Peru provocou o fechamento temporário de todas as lojas da rede americana no país.

O inseto foi descoberto por Carlos Navea, morador de Lima, que no último fim de semana pediu uma pizza numa Domino's na capital peruana.

Além de reclamar com o gerente da loja, Navea postou uma foto do incidente em suas contas no Twitter e no Facebook.

A imagem "viralizou" e a repercussão chegou à sede da Domino's, no estado americano de Michigan. Outros usuários também fizeram denúncias sobre problemas de higiene no serviço nas filiais peruanas. Histórias envolvendo até uma ratazana em produtos da Domino's começaram a circular.

Foi de Michigan que partiu a ordem de suspensão de atividades.

"Já tínhamos comido metade da pizza quando me dei conta que havia uma barata morta no meio do queijo, do molho de tomate e do peperoni", contou Navea, que é jornalista.

Crédito: BBC Barata em pizza causa comoção e fecha rede Domino's no Peru
Barata em pizza causa comoção e fecha rede Domino's no Peru

ERRO DE COMUNICAÇÃO

Ironicamente, o anúncio da suspensão foi feito na conta peruana da Domino's no Facebook.

Nele, a empresa informa que encomendou uma auditoria independente de "processos e instalações" para dar maiores garantias de produtos e serviços quando a cadeia voltar a abrir as portas no Peru.

"Não podemos permitir que nossos clientes não fiquem 100% satisfeitos", diz o texto. No entanto, o comunicado não deu prazo para a reabertura das lanchonetes e o site peruano da Domino's estava fora do ar nesta quinta-feira (5).

Além da publicidade negativa gerada pela denúncia de Navea, a Domino's se atrapalhou em sua resposta inicial à crise.

Em um comentário no Facebook, já deletado, a empresa se isentava de responsabilidade de dizia que nunca havia recebido qualquer advertência das autoridades sanitárias por conta da qualidade de seus produtos.

DIVERGÊNCIA

O gerenciamento de crise da Domino's no Peru também foi alvo de muitas críticas. Mas Navea contou ter sido acusado pelo gerente da loja em que pediu a pizza de ter forjado o problema de higiene.

O jornalista disse ainda à BBC Mundo que a Domino's tentou enviar uma pizza grátis e o reembolso do dinheiro que ele pagara pela anterior.

Depois de o episódio ter circulado nas redes sociais, agentes sanitários peruanos visitaram diversas lojas da rede no país. Em muitas delas, inspetores afirmaram terem sido impedidos de fazer as vistorias.

A matriz da Domino's foi alertada quando uma pessoa postou a foto de Navea em uma conta americana da empresa nas redes sociais.

"Estamos impressionados e horrorizados com essa situação, que é inaceitável", disse Tim McIntyre, vice-presidente de comunicações da pizzaria.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias