Plantas polêmicas: Veja as espécies que o feng shui orienta a não ter em casa
Insônia e agressividade podem ser desencadeadas pelas energias ruins
As plantas parecem imóveis, mas estão o tempo todo interagindo nos ambientes segundo o feng shui. Por isso, elas podem potencializar as boas vibrações —mas nem sempre. Existem algumas plantas polêmicas, que devem ser usadas com moderação ou até evitadas.
Não podemos criar regras únicas ou simplesmente proibir alguma planta sem antes fazer uma avaliação personalizada da casa, do escritório ou qualquer ambiente que você queria harmonizar. Veja aqui um guia completo sobre plantas para dentro de casa.
Na dúvida, leve em conta, principalmente, a sua experiência, intuição e percepção. Observe como você e as outras pessoas se sentem nos ambientes. A seguir, veja algumas dicas quanto a plantas polêmicas e o que fazer com elas.
PLANTAS POLÊMICAS PARA EVITAR DENTRO DE CASA
CACTOS
> Têm espinhos, por isso são considerados hostis e com energias negativas no feng shui pelo fato de que, literalmente, machucam se esbarramos ou tocamos neles.
> Simbolicamente, essa energia pode reverberar nos ambientes e causar agressividade em diálogos e relacionamentos.
> Caso você goste muito de cactos, deixe-os na varanda ou em áreas de menor permanência.
Veja aqui outras dicas de feng sui na decoração para melhorar a energia da casa.
SUCULENTAS
> As suculentas podem simbolizar força e proteção, mas as espécies mais pontudas e as que têm espinhos devem ficar em varandas ou jardins, e distantes da porta de entrada.
> Não coloque suculentas no Guá da Família e no Guá dos Relacionamentos. Saiba onde eles ficam aqui.
> Um lugar em que é possível ter a suculenta é no banheiro ou lavabo, mas, de vez em quando, coloque-a no sol, pois precisa de claridade.
COMIGO-NINGUÉM-PODE
> O nome diz praticamente tudo. A energia é de muita proteção física, energética e até mesmo espiritual.
> Mas é uma energia tão forte de proteção que acaba afastando quase tudo e causando isolamento e individualismo.
> É preciso avaliar o potencial de energia de proteção necessário para saber usar essa planta dentro ou até mesmo fora de casa.
ESPADA DE SÃO JORGE
> O formato de espada das folhas pontiagudas está associado ao poder de cortar e eliminar a inveja, as magias e qualquer tipo de energia negativa.
> Do lado de dentro de casa, perto da entrada, protege também, mas protege tanto que pode afastar qualquer visita e causar agressividade.
> Não use em nenhum Guá do baguá sem orientação específica, o que também vale para outras plantas pontiagudas, como Espada de Santa Bárbara.
JIBOIA
> Quando usada em formato pendente, pode diminuir a energia, caso colocada em Guás que precisam de plantas que cresçam para cima, como o Guá do Sucesso e o Guá da Prosperidade.
> A jiboia é uma planta purificadora do ar e é muito boa para banheiros e lavabos que precisam de energia mais estável e equilibrada. Veja aqui outras dicas de plantas para banheiros e lavabos.
> Dizem que ela é capaz de enrolar a vida das pessoas por conta das folhas que se entrelaçam. Observe que elas tem forma de coração e basta ajeitá-las para que não fiquem embaraçadas.
SAMAMBAIA
> Elas sugam as energias negativas, mas devolvem para o ambiente as mesmas energias ruins e que não foram necessariamente transmutadas.
> Por isso, a presença de samambaias em ambientes fechados pode causar cansaço físico e mental, insônia e alterações bruscas de humor.
> Na dúvida, se você gosta de samambaias, coloque-as em ambientes externos, fora de casa, desde que estejam longe da porta de entrada.
BONSAIS
> Os bonsais têm o seu desenvolvimento controlado e permanecem pequenos, sendo assim, não devem ficar no Guá da Prosperidade e no Guá do Sucesso.
> No hall e perto da porta de entrada, também deve-se evitar os bonsais, pois esse é o local da entrada do chi (energia vital).
> Os locais ideais para os bonsais são as varandas e jardins. Dentro de casa, podem ficar no lavabo ou na sala —desde que não sejam os guás da prosperidade e do sucesso.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
Não sabe por onde começar a aplicar o feng shui na sua casa para ter mais sorte, prosperidade, energia positiva e bem-estar? Comece com as plantas que deixarão os ambientes mais saudáveis.
Vale lembrar que plantas são seres vivos e precisam de cuidado. Cuide das suas plantas e flores com respeito, amor, amizade, mantendo o foco nas energias positivas e cultivando boas intenções.
Perceba a sensação que a planta transmite a você e siga sua intuição. Às vezes, uma determinada planta é necessária em algum momento ou fase da vida.
Outras vezes, precisamos desapegar também das plantas, mas nesse caso não vale jogar no lixo. Caso sinta que precisa se desfazer de alguma planta, primeiro agradeça sua presença e depois leve-a para um local aberto, como um jardim, um quintal, uma praça ou um terreno. Ou encontre um novo lar para a planta.
A recomendação personalizada e mais assertiva para o uso de plantas e flores pode ser feita com a consultoria de feng shui que estuda cada casa, cada caso, cada pessoa, suas energias e necessidades.
Comentários
Ver todos os comentários