Da TPM à autoestima: Veja como a aromaterapia pode ajudar as mulheres
Óleos essenciais podem ser positivos emocional e fisicamente
O universo dos óleos essenciais, com seus frascos, aromas, sinergias, cremes e produtos, é muito rico e sedutor. Este universo é tão sedutor, perfumado e poderoso que faz lembrar os mistérios e particularidades do mundo feminino —que, quanto mais acreditamos conhecer, mais se mostra desconhecido. Vamos mergulhar na aromaterapia para mulheres.
Cada óleo é extraído de um modo (saiba aqui tudo sobre óleo essenciais), assim como cada mulher se conquista de um jeito. Cada um dos aromas nos faz sentir uma sensação, assim como as mulheres de nossa vida —incluindo nós mesmas— provocam sensações diferentes. Sejam aquelas que fazem parte de nossa família ou as que escolhemos por afinidade, são muitas as relações que construímos.
> Temos na nossa vida a mãe, que nos dá colo e amor incondicional.
> Temos a irmã, aquela que nos lembra que não estamos sós e com quem podemos dividir as inquietações.
> Temos a avó, que nos mima e estraga.
> Temos a filha, que inspira o melhor de nós.
> Temos aquela amiga que é ótima para sair e paquerar, a outra que chamamos quando precisamos conversar sério e até as mulheres que competem conosco - e nos ensinam a crescer.
Devido a toda essa semelhança entre os dois mundos, vale a pena conhecer um pouco sobre os óleos essenciais mais femininos que existem. A seguir, falaremos de aromaterapia para mulheres, para melhorar desde a TPM à autoestima.
ÓLEO DE ROSAS
> Com seu perfume inconfundível e que é, ao mesmo tempo, suave e marcante, o óleo de rosas é um dos mais caros que temos.
> Possui características sedativas e afrodisíacas, fazendo com que possamos estar suficientemente relaxadas para aproveitar aquela noite especial.
> Como o preço do óleo de rosas é proibitivo para a maioria das pessoas, eu sugiro o uso do óleo de palmarosa, que tem o aroma e os efeitos bem parecidos com o óleo de rosas, mas custa dez vezes menos.
ÓLEO DE GERÂNIO
> Esse óleo já foi apontado como o mais feminino entre todos (saiba tudo sobre o óleo essencial de gerânio aqui).
> Recomendado para as questões femininas e ginecológicas, inclusive para a tão temida e impiedosa TPM, oscilações emocionais, autoestima, estados depressivos e para o medo.
> Além disso, também possui propriedades diuréticas, combatendo o excesso de líquidos.
ÓLEO ESSENCIAL DE NÉROLI
> Com esse nome diferente, nada mais é do que o óleo produzido pela flor-da-laranjeira-amarga.
> Conta-se que tem esse nome, pois, no final do século 17, Anne Marie Orsini, princesa de Nerola (uma província de Roma), introduziu a essência da flor de laranjeira como uma fragrância popular ao perfumar com este aroma as suas luvas.
> Além de sedativo e antidepressivo, este óleo é muito bom para as peles mais envelhecidas e ressecadas.
> Muito bom para problemas de circulação, principalmente para as hemorroidas e varizes, o óleo de néroli é o mais indicado para amenizar os sintomas emocionais da menopausa.
ÓLEO DE YLANG YLANG
> Essa florzinha oriental nos traz um óleo com aroma forte e exótico, que deve ser evitado por quem tem pressão baixa.
> Melhorando a autoestima, nos fazendo ficar mais calmas e focadas em nossas reais questões, este óleo também é afrodisíaco e pode nos inspirar em momentos especiais.
> Saiba aqui tudo sobre o óleo essencial ylang ylang.
ÓLEO DE ERVA DOCE
> Com seu aroma suave e adocicado, a erva-doce combate a ansiedade e a irritabilidade que nós sentimos em nosso cotidiano.
> Possui ação diurética e pode combater a retenção de líquidos e os problemas digestivos.
> Ajudando a ter uma boa noite de sono e provocando sensações relaxantes, este óleo faz com que sintamos a vida de maneira mais tranquila e positiva.
> Seja através de um spray aromatizador ou de um difusor no ambiente, seja fazendo um escalda-pés ou banho de imersão, os óleos essenciais podem e devem ser utilizados para que tenhamos uma vida melhor (sempre bastante diluídos e em dosagens pequenas, como 1 gota para cada 10 ml).
Escolha o óleo que tem mais a ver com você e renda-se ao poder da aromaterapia.
Comentários
Ver todos os comentários