Viva Bem

Tensão muscular? Veja dicas de como a automassagem pode aliviar dores

Dores de cabeça, coluna e pernas podem ser sinais de tensão acumulada

Automassagem para aliviar tensões - Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eric Flor

Nossas dores de cabeça, coluna (pescoço ou lombar) ou nas pernas, depois de um dia longo de trabalho, geralmente são reflexo de tensões musculares. É uma questão bastante comum e que piorou desde a pandemia, com rotinas de home office e, mais recentemente, com o retorno das atividades externas.

Em muitas das vezes, as tensões estão relacionadas com fatores emocionais. Se não tratadas adequadamente, podemos, inclusive, desenvolver problemas mais sérios de saúde, como hérnias ou rompimentos musculares, nos incapacitando de movimentos e restringindo as nossas atividades diárias.

Neste artigo, ensino como fazer automassagem para aliviar tensões. Além de falar das causas, abordarei principalmente como aliviar esse problema, incluindo um passo a passo de automassagem para aliviar tensões. Antes disso, quer saber quais as previsões para este ano, incluindo a pandemia? Veja aqui as previsões da astrologia para 2022 e aqui as previsões da numerologia 2022.

O QUE PODE CAUSAR A TENSÃO MUSCULAR?

A tensão muscular pode ser causada pelo excesso de tônus muscular. Depois de uma contração excessiva de um músculo, surge a dor, que restringe e dificulta o movimento muscular, seja ele uma nova contração ou o relaxamento após o momento de estresse.

Caso haja uma concentração excessiva de contração, temos as áreas de tensão muscular, que em grande parte evoluem com dor, rigidez e mal-estar geral.

Essas contratações se potencializam quando há desarmonias emocionais, como ansiedade, depressão, irritabilidade, tristeza ou estresse. Veja aqui como tratar depressão e ansiedade com terapias naturais.

COMO ALIVIAR AS TENSÕES MUSCULARES

Olhando nesse panorama, é possível imaginar que a pandemia e o home office potencializaram o problema das tensões musculares, já que as rotinas mudaram, assim como os hábitos de saúde e de trabalho. Mas o que deve ser feito para diminuir a tensão muscular? Como melhorar a qualidade de vida?

Em suma, é preciso haver uma mudança de hábitos, com inclusão de autocuidado, através de exercícios físicos, escalda pés (veja sugestões aqui!), terapias integrativas, psicoterapia, meditação e massagem. Aqui, vou ensinar pequenos movimentos terapêuticos para controlar e melhorar os sintomas.

O toque por si só já é terapêutico, porém ao dar aquela apertadinha no local certo com pressão adequada, faz toda a diferença. A automassagem passa por esse olhar de melhora de fluxo sanguíneo local, e com isso um aquecimento e um relaxamento local.

Veja como fazer:

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem