Viva Bem
Descrição de chapéu Personare

Teoria dos cinco elementos do feng shui pode melhorar energia da casa

Água, madeira, fogo, terra e metal podem ser combinados no dia a dia

Entenda a teoria dos cinco elementos para combinar móveis e objetos - Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cris Ventura
personare

Uma das escolas mais antigas de feng shui, a escola da forma, observou a relação das energias da natureza e as mudanças climáticas de cada estação que altera as paisagens e criou a teoria dos cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal.

Eles têm representações e significados distintos e podem ser combinados na decoração de qualquer ambiente para ativar a energia vital (chi) e conquistar equilíbrio físico e mental. Neste artigo, você vai aprender tudo sobre feng shui na decoração.

Antes de começar, você vai precisar identificar os guás da sua casa. Os Guás são as áreas da sua casa que simbolizam uma área da sua vida, por isso, cada uma dessas partes tem significados, cores e outras questões próprios. Entenda o que são os Guás. Confira abaixo os elementos para priorizar em cada área da sua casa:

ÁGUA

Expressa recolhimento, aceitação e introspecção, que estão relacionados ao clima do inverno. As formas são sinuosas e as cores são o preto e o azul-escuro. Espelhos e vidros também simbolizam a água. Saiba mais sobre espelhos no feng shui neste conteúdo.

Onde usar: no guá do trabalho, regido pelo elemento água. Na entrada da casa com fontes ou espelhos.

MADEIRA

Significa o início, o crescimento, a expansividade. Por isso, sua estação é a primavera. O formato é cilíndrico e a cor é o verde. As plantas são a expressão maior desse elemento. Você pode encontrar tudo sobre plantas no feng shui aqui.

Onde usar: No guá da família e da prosperidade, comandados pela madeira. Nos ambientes com quadros de natureza.

FOGO

Simboliza a maturidade, o êxtase e a energia no grau mais elevado. O clima é o verão, a cor é o vermelho e as formas triangulares. Velas e luminárias são objetos mais representativos.

Onde usar: No guá do sucesso, regido pelo fogo. No escritório com uma bela luminária. Mais dicas sobre feng shui na mesa de trabalho nesta página especial.

TERRA

Representa a transição entre o verão e o outono, como uma pausa para a transformação. As cores são amarelo e marrom e o formato é quadrado (aqui você encontra tudo sobre cores no feng shui). Os objetos que expressam a sua força são os de cerâmica.

Onde usar: No guá do relacionamento e no guá da espiritualidade, comandados pelo elemento terra. No centro da casa com objetos de cerâmica ou tons de amarelo.

METAL

Um elemento mutável, ligado ao outono, que lembra meditação, concentração e finalização. Suas cores são o branco e tons pastel, suas formas são esféricas e ovais e os objetos feitos de metal e pedras como o granito e cristais simbolizam sua energia (aprenda como usar cristais em casa aqui).

Onde usar: No guá dos amigos e no guá da criatividade, regidos pelo metal. Na sala de estar com vasos redondos e no quarto das crianças com móbiles coloridos.

A combinação dos cinco elementos é sempre a melhor opção. Numa sala você pode ter a água representada em um espelho, a madeira numa mesa lateral, o fogo em um abajour, a terra em um tapete com formato quadrado e o metal em uma escultura feita desse material.

Em um escritório você pode ter a água em um jarro de vidro, a madeira numa mesa, o fogo em uma vela, a terra em um quadro com tons de amarelo e o metal em cristais de quartzo. Lembre-se: você pode usar uma cor, um formato, um objeto, um quadro e –quando possível– o próprio elemento para compor a decoração de um ambiente.

Provavelmente você já sentiu o poder dos cinco elementos em lugares numa casa, restaurante ou hotel em que o clima é tão agradável que não dá vontade de ir embora.

Esse poder também pode ser forte quando há a predominância de um elemento, como, por exemplo, uma pousada toda construída em madeira, que transmite uma sensação mais aconchegante ou quente, e um estúdio com o teto alto, cheio de vidros e metal, que parece ser mais impessoal ou gélido.

Por isso, observe a sua casa ou local de trabalho e avalie se você tem uma boa composição dos cinco elementos em cores, objetos, móveis, decoração e arquitetura. Talvez você tenha tendência a usar mais um determinado elemento e isso pode ser uma questão de sua personalidade ou da sua energia do momento.

Mas o ideal é equilibrar os ambientes incluindo alguns itens de outros elementos. Você pode se guiar pela lista acima, combinando principalmente cores e/ou objetos. Isso contribuirá para movimentar a energia, ativar o chi (energia vital) e assim melhorar a sua sensação de bem-estar.

OBSERVAÇÃO

Para identificação dos guás é preciso aplicar o baguá sobre a planta baixa da casa considerando a porta de entrada. No entanto, cada imóvel tem um formato de planta e uma energia diferente, por isso é importante fazer uma consultoria de Feng Shui para uma análise personalizada e sugestão de curas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem