Ju Nogueira, do canal Já Contei? Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​O Big Brother Brasil 22 (Globo) ainda não estreou, mas youtubers que fazem cobertura de realities já estão trabalhando há vários dias produzindo vídeos do esquenta do programa, expondo o passado de alguns participantes, os barracos e o que acontece nos bastidores da atração. Eles repercutem o que acontece nesses programas com bom humor e sem medo de fazer críticas.

Com 1,77 milhão de seguidores, a youtuber gaúcha Juliana Nogueira, 33, conhecida como Ju Nogueira, do canal Contei?, acompanha de Butiá, interior do Rio Grande do Sul, o que acontece no mundo dos famosos desde 2015 quando o canal ainda se chamava Babados dos Youtubers e ela repercutia apenas fofocas da vida dos youtubers.

Em 2016, Ju decidiu mudar o nome do canal para Já Contei? e passou a falar sobre a vida dos famosos e brigas dos participantes dos realities shows. Em três meses, o número de seguidores saltou de 20 mil para 100 mil seguidores.

Segundo Ju, os conteúdos exclusivos sobre realities passaram a ser produzidos a partir do BBB 20 quando os famosos começaram a participar do grupo Camarote. "Quando começou o BBB 20 eu tinha 700 mil seguidores e quando terminou ultrapassei 1 milhão".

A youtuber diz que quando começa uma nova temporada de reality a rotina fica muito pesada. Ela passa de 16 a 18 horas assistindo o pay per view dos programas para atualizar os seguidores do que está acontecendo. Muito da sua audiência vem de pessoas que não assinam a cobertura 24 horas ou moram em outros países, onde não é possível assistir ao programa.

Nas temporadas de realities, Juliana tem uma pessoa para auxiliar nas lives diárias que faz em um estúdio montado no quarto da casa. No restante do tempo é ela quem opera sozinha a câmera e faz edição dos vídeos publicados no canal. "[Nosso] diferencial é que aconteceu e já está lá [no canal]", diz a youtuber.

Ju tem ainda uma loja virtual de roupas e vende camisetas e moletons com bordões que fala no canal, como: "pega a pipoca, tá babado" e "fofoca organizada". Desde outubro do ano passado, ela também apresenta o programa Splash Show, do UOL. "A maior parte [da renda] vem do YouTube."

O youtuber brasiliense Diego Schueng, o Dieguinho, 26, começou na plataforma com o canal Fora de Hora TV com um coletivo de cinco pessoas, em 2017, inspirado no Pânico, na Jovem Pan. Mas quando as outras pessoas deixaram o canal, ele mudou o nome para Bora Comentar e decidiu falar de realities.

Dieguinho diz que quando mudou o nome do canal e passou a investir em realities o número de seguidores aumentou rapidamente. Segundo ele, em A Fazenda 2020, os seguidores saltaram de 98 mil para 170 mil. Na temporada do BBB 21, ele conseguiu mais 150 mil.

O youtuber afirma que em um ano o canal cresceu tudo o que não conseguiu nos anos anteriores. Ele conta que viajou de Brasília a São Paulo para participar de um programa na Record TV para comentar A Fazenda. "Foi quando eu descobri que [YouTube] dava dinheiro e comecei a ter um vídeo de mil acessos," diz o youtuber, que hoje tem 327 mil seguidores.

Ele brinca que, em época de reality, assiste ao pay per view 28 horas por dia. Mas na verdade Dieguinho diz que deixa a TV ligada enquanto trabalha em casa e conta ainda com a ajuda de uma pessoa inscrita em seu canal. "Ela gosta do assunto e manda no Twitter [os assuntos] que podem bombar no canal", explica.

Fora das temporadas de realities, ele atualiza os seguidores sobre "assuntos quentes". No entanto, ele admite que nada se compara a audiência que dobra quando comenta sobre realities. "[Temporadas de] Big Brother Brasil e A Fazenda são os meses mais felizes da minha vida. Nos outros meses tenho que tirar leite de pedra."

O youtuber credita o sucesso do seu canal aos seus comentários sem filtro e à análise das enquetes de quem será eliminado dos programas. "Eu fico como jornalistas na época das eleições [analisando pesquisas de intenção de voto]. Eu analiso as enquetes na internet [sobre] quem é o mais rejeitado e quem vai ganhar. [As enquetes] são o carro-chefe do canal."

Já o casal Tiago Fabri, 36, e Alexandre Duarte, 26, de Serra Negra, interior de São Paulo, criou o canal Virou Festa, em 2016, para falar sobre a cultura pop em geral, como música e séries. Mas quando começou a repercutir realities show percebeu que os seguidores se interessavam mais por este tipo de programa do que pelos outros assuntos.

Fabri conta que o MasterChef foi o primeiro reality que eles comentaram. Chegaram a entrevistar participantes do MasterChef Profissionais (2018), que contaram detalhes dos bastidores do programa. Depois, vieram o Bake Off Brasil (SBT), BBB (Globo) e o Fábrica de Casamento (SBT). "Nesta época que a gente notou que o reality show era o que o público gostava de ver a gente falando", diz Fabri.

O investimento na cobertura de realities tem se convertido em aumento no número de seguidores. Eles abriram o ano de 2020 com 200 mil seguidores e fecharam com 500 mil. Fabri admite que a grande virada aconteceu em 2020 quando a pandemia deixou todos em casa e forçou o casal a intensificar o ritmo de gravações. Nessa época, eles tinha apenas uma editora de vídeo e tiveram que contratar uma designer e uma produtora.

Eles revelam que a rotina muda drasticamente a cada nova temporada de reality show e ficam com a TV ligada em casa 24 horas por dia no pay per view. "Se a gente está acordado, está acompanhando seja na tela da TV ou pelo telefone, no computador", explica Fabri.

Duarte explica que eles se revezam acordados para acompanhar ao vivo as provas de resistência do Big Brother Brasil, mas também contam com mais três pessoas que auxiliam nessa maratona. "Na prova de resistência a gente entra madrugada [adentro]. Um pega no cochilo e o outro fica acompanhando."

Paralelo aos realities, o casal apresenta ainda todos os dias o Café com Fofoca para comentar alguma notícia "aleatória". Mas em temporadas de BBB, Fabri diz que tudo sobre os BBBs rende, não apenas o que acontece dentro da casa. "Quando o BBB entra no ar parece que a mídia toda só fala disso".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem